APSREDES

Preservação do aleitamento materno: teste da linguinha, frenotomias e suas aplicabilidades no Centro de Especialidades Odontológicas de Fernandópolis – São Paulo

Identificação do autor responsável
Nome Município
Raisa Mendonça Barros Vicente Fernandópolis
Autores do relato
Nome Município
Raisa Mendonça Barros Vicente Fernandópolis
Milene Pereira da Silva Fonseca Fernandópolis
Andréa Valéria Silva Pessutto Fernandópolis
Luciana Estevam Simonato Fernandópolis
Karina Gonzalez Camara Fernandes Fernandópolis
Contextualização/introdução

A anquiloglossia, popularmente conhecida como língua presa, é definida como uma anomalia do desenvolvimento, caracterizando uma alteração no frênulo lingual, que resulta em limitações nos movimentos da língua e, consequentemente, em alteração nas funções do sistema estomatognático, podendo ser visualizadas em diferentes faixas etárias, inclusive em recém-nascidos.
A língua está diretamente relacionada ao processo de deglutição e sucção. Alterações anatômicas nesse órgão interferem diretamente na capacidade de movimentação, gerando dificuldades para alimentação, desmame precoce e/ou ganho de peso abaixo do esperado. Tais situações interferem negativamente no desenvolvimento do bebê.
A avaliação do frênulo lingual deve ser realizada em bebês, a fim de diagnosticar precocemente possíveis alterações nas funções orais. A interferência da alteração do frênulo lingual na amamentação tem sido relatada em diferentes pesquisas. Esses estudos têm mostrado que a frenotomia é um procedimento simples, seguro, rápido e eficaz, que facilita significativamente a amamentação, e propicia alívio imediato da dor nos mamilos referida pelas mães.
Um estudo realizado em 2013, na Universidade de São Paulo, encontrou uma ocorrência de 22,54% de alterações do frênulo lingual em bebês. Isso significa que a cada 10 mil crianças nascidas, 2254 têm alterações do frênulo lingual, sendo muito frequente no período neonatal, superando inclusive as patologias encontradas pelo Teste do Pezinho e da Orelhinha. Por todas essas razões, é muito importante a realização do Teste da Linguinha, preferencialmente durante o primeiro mês de vida.
Esse novo exame neonatal consiste na aplicação do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, devendo ser realizado em crianças nascidas em hospitais e maternidades brasileiras, antes da alta médica, podendo, também, ser aplicado em bebês até o 6° mês de vida.
A preservação do aleitamento materno, é de fato um assunto de responsabilidade dos profissionais da saúde, principalmente para os serviços de saúde pública, pois o mesmo traz inúmeros benefícios, não somente para o neonato, mas também para as lactantes. O leite materno possui diversos nutrientes e uma variedade de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, gorduras, além de anticorpos necessários para o desenvolvimento do bebê. Diversos autores afirmam que somente o leite produzido pela mãe é suficiente para a correta nutrição do bebê até os seis primeiros meses de vida.
O aleitamento materno exclusivo é uma prática fundamental para a saúde das crianças, pois fornece tudo o que ela precisa para crescer e se desenvolver durante esse período. Sua promoção deve ser incluída entre as ações prioritárias de saúde, uma vez que o aleitamento funciona como uma verdadeira vacina, não tem risco de contaminação e quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe produzirá. Esta pratica proporciona benefícios como melhorar o desenvolvimento intelectual, preservação contra obesidade, doenças cardíacas, contagiosas e alérgicas, alívio de cólicas, estabelecimento do peso ideal. Além do mais, estudos tem demonstrado que o aleitamento materno é a estratégia que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança. Esses benefícios não se restringem somente ao bebê, pois a mãe que amamenta realiza a prevenção contra o câncer de útero e mama, restabelece o seu peso, possui menor sangramento pós parto, além de evitar osteoporose e doenças cardiovasculares. Além dos benefícios para a saúde de modo geral, a amamentação proporciona contato físico, gerando vinculo entre o bebê e a mãe estimulando os sentidos e o afeto entre ambos. O bebê não só sente conforto em ter suas necessidades satisfeitas, mas também sente o prazer e a segurança de estar com a sua mãe, gerando assim crianças mais tranquilas e de fácil socialização.
O Brasil vem investindo no incentivo ao aleitamento materno desde 1981, com a instituição do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM), considerado modelo pela diversidade de ações. Os profissionais em saúde, especialmente os que trabalham na saúde pública, tem um papel fundamental no incentivo ao aleitamento materno exclusivo, pois incentivam a promoção e apoio ao aleitamento materno, bem como, compreender o processo do aleitamento no contexto sociocultural e familiar.

Justificativa

Por ser o aleitamento materno um assunto muito debatido e interferir diretamente na qualidade de vida do bebê e de sua mãe e, também, sabendo que a anquiloglossia limita, e em muitos casos impede que o aleitamento materno ocorra, a implantação de estratégias de preservação e manutenção do aleitamento materno são de extrema importância para a saúde pública.

Objetivo(s):

O presente projeto teve como objetivo a implantação da triagem neonatal proposta pela lei da avaliação do frênulo lingual em todos os recém-nascidos da maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis – São Paulo, com o objetivo de diagnosticar e tratar precocemente as limitações dos movimentos da língua causadas pela anquiloglossia que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.

Metodologia e atividades desenvolvidas

O teste da linguinha realizado no município de Fernandópolis – SP é feito por um fonoaudiólogo qualificado, que aplica o teste de avalição de frênulo lingual, garantido e assegurado pela Lei nº 13.002/2014. O teste consiste num detalhado exame da amamentação, observando a pega no seio, formato do bico do seio, relato de sintomatologia dolorosa por parte da mãe, bem como os movimentos da língua, seu formato e capacidade de elevação. O exame não tem contraindicações. Recomenda-se que a avaliação do frênulo da língua seja inicialmente realizada na maternidade. A avaliação precoce é ideal para que os bebês sejam diagnosticados e tratados com sucesso. O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.
Existem graus variados de língua presa, por isso a importância de haver um teste que leva em consideração os aspectos anatômicos e funcionais para fazer um diagnóstico preciso e indicar a necessidade da realização do procedimento cirúrgico do frênulo lingual. Se o resultado da avaliação do protocolo indicar a presença da língua presa, o procedimento de liberação do frênulo lingual, popularmente conhecido como “pique na língua”, é realizado por um odontopediatra capacitado para a realização do mesmo.
É importante que o bebê faça o exame o mais cedo possível, preferencialmente no primeiro mês de vida, para que se descubra, com a maior antecedência, se tem língua presa, evitando dificuldades na amamentação, possível perda de peso e, principalmente, o desmame precoce, com introdução desnecessária da mamadeira. Seguir essas recomendações faz toda diferença para a amamentação e consequentemente para a boa saúde dos bebês.
Este exame é realizado pelo fonoaudiólogo da Santa Casa de Fernandópolis, sendo aplicado o protocolo do teste da linguinha (MARTINELLI, 2013). Detectado a necessidade da realização do procedimento cirúrgico, o mesmo realiza o encaminhamento e o agendamento no Centro de Especialidades Odontológicas de Fernandópolis. No dia agendado, o bebê passa novamente por um exame realizado pela odontopediatra, que avalia a pega, o bico do seio, a queixa da mãe e principalmente a forma da língua do recém nascido.
Para a realização do procedimento cirúrgico é realizado uma minuciosa anamnese avaliando o risco cirúrgico. Para a execução do procedimento da frenotomia é empregada a técnica de anestesia infiltrativa, com o uso do sal anestésico cloridrato de lidocaína, amplamente utilizado na odontopediatria devido ao seu grau de segurança e baixa toxicidade.
Após a liberação do frênulo lingual, imediatamente o lactente realiza uma mamada, na qual, avalia-se a pega novamente e a sintomatologia das lactantes. Em seguida, realiza-se a aplicação de laserterapia para uma melhor recuperação no pós cirúrgico, bem como, também é empregado o laser nos seios que estão machucados.
Decorridos 30 dias da cirurgia, os bebês retornam para uma consulta de controle e acompanhamento, onde o freio é novamente avaliado e ouvimos o relato das mães, se houve melhora ou não, e se o bebê ganhou peso dentro do esperado.
O presente projeto não gera custos extras para o município e nem para a Santa Casa, pois para a realização do exame é necessário somente luvas de procedimento e gaze, materiais já disponíveis na rede. Bem como, para a realização da cirurgia, pois todos os recursos necessários, como anestésicos e instrumentais cirúrgicos já fazem parte do orçamento do município e já são fornecidos por ele.

Quais os resultados alcançados

O projeto teve início em setembro de 2021, sendo 30 bebês beneficiados inicialmente. Mesmo em situação de pandemia, sabendo da insegurança que muitas famílias encontram em sair de casa com os recém-nascidos e expô-los ao vírus da COVID-19. Dos bebês encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas de Fernandópolis com indicação cirúrgica para a realização da frenotomia lingual a principal queixa é a dificuldade na pega, bebês que estão ganhando pouco peso e principalmente dor no momento da amamentação. A grande maioria das mães relatam muita dor ao amamentar. Diversas lactantes chegam ao Centro de Especialidades Odontológicas com os seios machucados devido a pega incorreta e propensas a desistirem da amamentação.
Após a liberação do frênulo lingual as mães relatam melhora imediata na pega e na sintomatologia dolorosa. Tais dados são registrados em prontuário para acompanhamento. No retorno mensal, todas relatam melhora significativa tanto na qualidade da pega, como no ganho de peso e principalmente no relato da dor ao amamentar, sendo que os seios não machucam mais.

Considerações finais

Com a implantação deste projeto podemos notar a importância do mesmo para a manutenção do aleitamento materno, sendo nosso principal objetivo atingido de maneira efetiva. Este projeto é inovador e pioneiro se tratando de Centro de Especialidades Odontológicas, indo muito além de sua abrangência inicial. Ressaltamos o quão importante é essa relação e parceria com a Santa Casa e com as unidades básicas de saúde, que também encaminham os pacientes para o Centro de Especialidades Odontológicas. Este projeto é uma estratégia simples, de baixo custo e que traz inúmeros benefícios, podendo ser facilmente replicada por outros Centros de Especialidades Odontológicas, podendo assim, beneficiar ainda mais famílias, preservando, cuidando e mantendo o aleitamento materno.

Galeria de Imagens