APSREDES

O Cirurgião Dentista no Hospital: possibilidades na atenção ao Paciente com Deficiência e aos de UTI

Identificação do autor responsável
Autores do relato
Nome Município
AUGUSTO CESAR SOUSA RAIMUNDO varginha - mg
Contextualização/introdução

A atenção odontológica hospitalar ganha cada vez mais espaço no ambiente de internações, ou mesmo de cirurgias com anestesia geral. Na nossa região não é diferente. Nossa rede de saúde bucal contém um hospital de oncologia, que além disso, faz traumatismos bucomaxilofaciais, além da cirurgias de pessoas com deficiências e cirurgias de alta complexidade e escovação e educação aos técnicos para higienização na UTI. A intenção é que, além das técnicas corretas, tecnologias efetivas sejam incorporadas afim de se obter um resultado satisfatório deixando o usuário o menor tempo possível em anestesia geral.

Justificativa

Toda anestesia geral gera um risco ao paciente, o mesmo para intubação durante muito tempo. A intenção é que com a higienização correta, diminuam os números de Pneumonia associada a ventilação (PAV), com a consequente diminuição dos dias de internação. Além disso a incorporação de tecnologias de auxiliarem a minorar o tempo cirúrgico do paciente intubado. Nós não fazemos mais apenas exodontias dentro do hospital, fazemos restaurações, raspagem e endodontia, quando possível.

Objetivo(s):

1 – diminuir os dias de internação e o número de PAV’s;
2 – diminuir e melhorar a qualidade da atenção oferecida aos pacientes com deficiência (PcD) evitando a mutilação.

Metodologia e atividades desenvolvidas

1 – treinamento e visitas constantes dos profissionais odontologistas com a CCIO e os profissionais envolvidos na higienização dos pacientes em UTI ou semi UTI;
2 – utilização das tecnologias mais efetivas, ofertando um leque de possibilidades maior ao PcD em seu tratamento e diminuindo seu tempo de intubação.

Quais os resultados alcançados

1 – melhoria nos indicadores de PAV e tempo de intubação nas UTIs;
2 – Realização de procedimentos antes não realizados, com a satisfação da família e diminuição drásticas das exodontias apenas.

Considerações finais

O hospital é também o local de trabalho do cirurgião dentista, tanto para traumatologia, quanto para atuação na diminuição do tempo médio de intubação, menor tempo de internação, reabilitação dos PcDs, entre outros serviços. Temos demonstrando isso com uma atuação proativa junto à diretoria hospitalar.

Galeria de Imagens