APSREDES

Interação Ensino Serviço como Estratégia de reorganização do processo de trabalho do Centro de Especialidades Odontológicas

Identificação do autor responsável
Autores do relato
Nome Município
Edilaine Soares dos Santos Penedo
Contextualização/introdução

O relato visa descrever uma experiência de integração entre acadêmicos do 3º ano do curso de odontologia, de uma universidade privada em Alagoas, a respeito de lesões orais, com profissionais dos centros de Especialidades Odontológicas dos Municípios de Penedo – AL e Piaçabuçu- AL (Cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal) . A percepção do uso da roda de conversa entre ensino e serviço se deu a partir da compreensão de que entre as atribuições a serem desenvolvidas pelos Centros de Especialidades Odontológicas está a garantia do cuidado continuado com os usuários e o papel de praticar as políticas e objetivos do sistema único de saúde e o desenvolvimento de atividades voltadas para educação permanente é de fundamental importância para o desenvolvimento do processo de trabalho do cirurgião dentista dentro do cenário do sistema único. E a roda de conversa tem sido vista como estratégia de gestão e educação permanente, uma vez que fomenta a discussão de processos de trabalho e relaciona experiências anteriores e vivências pessoais dos aprendizes, permitindo a formulação de problemas desafiantes que incentivam profissionais e estudantes aprender mais, desencadeando modificações de comportamentos e contribuindo para a utilização do que é aprendido em diferentes situações.
O momento foi proporcionado e apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde de Penedo-AL e Centro Universitário de Maceió-CESMAC, tendo como autores envolvidos a coordenação de saúde bucal do Município de Penedo-AL, os estudantes de odontologia e integrantes da Liga Acadêmica de Integração Ensino Serviço e Comunidade e Cirurgiões dentista e técnicos e auxiliares de saúde bucal do Centro de Especialidades Odontológicas.

Justificativa

A troca de saberes e experiências, entre acadêmicos de odontologia e atenção secundária em saúde bucal tendo como foco o exercício reflexivo entre teoria, vivência e prática da atuação do cirurgião frente a identificação e o diagnóstico de possíveis alterações nas estruturas bucais e anexas, numa concepção ampliada de saúde é de essencial importância para permitir mudanças positivas na prática do cotidiano dos profissionais de saúde e dos acadêmicos, permitindo uma visão mais horizontalizada do modo de fazer saúde. Uma vez que essa prática torna-se uma via de mão dupla, tendo em vista que os estudantes de odontologia, ofertam aos profissionais uma forma de capacitarem e se atualizarem permitindo o resgate de características e tratamentos específicos, assim como relembrarem a importância da humanização no atendimento dos sujeitos envolvidos, debatendo especificidades do modelo assistencial e de atenção, interligando responsabilidades voltadas a atenção primária e secundária em saúde bucal, compartilhando informações, conhecimentos, opiniões, críticas e sentimentos. E os cirurgiões dentistas ofertam a esses acadêmicos a experiencia,o cotidiano dos serviços públicos e as dificuldades encontradas nos serviços e juntos eles formam novos significados.

Objetivo(s):

Relatar a experiência de utilização da roda de conversa entre acadêmicos de odontologia e atenção secundária em saúde bucal no município de Penedo-AL, no contexto de trabalho do Sistema Único de Saúde junto ao Centro Universitário de Maceió (CESMAC).
Demonstrar a importância da interação ensino serviço como ferramenta de gestão na modificação de processos de trabalhos

Metodologia e atividades desenvolvidas

A metodologia utilizada se aproxima das características de um estudo descritivo de natureza qualitativa, quando foca a investigação da prática pedagógica, desenvolvida por meio de uma inter-relação entre atividade de ensino e serviço, proporcionada pela Secretaria Municipal de Saúde de Penedo-AL e Centro Universitário de Maceió-CESMAC. O termo qualitativo justifica-se por permitir trazer para o interior da vivência o subjetivo e o objetivo, os atores sociais, os fatos e os significados.
Os sujeitos envolvidos foram: 8 discentes de idade entre 18 e 49 anos sendo 37,5% do sexo masculino e 62,5% do sexo feminino, todos graduandos do curso de odontologia. 16 cirurgiões dentistas e 16 auxiliares de saúde bucal dos Centros de Especialidade Odontológica de Penedo-AL e Piaçabuçu. O disparador do momento de discussão e novos aprendizados se deu por meio da apresentação oral sobre lesões orais mais prevalentes em Alagoas, (Candidíase, Paracoccidioidomicose, Úlceras traumáticas, mucocele, hiperplasia fibrosa inflamatória, fibroma, carcinoma epidermoide, herpes, papilomas orais e lesões orais decorrentes do COVID-19), realizadas pelos acadêmicos do curso de odontologia. Tendo supervisão da professora da disciplina de Integração Serviço, Ensino e Comunidade (ISEC) e coordenadora da Liga acadêmica de Integração Serviço Ensino Comunidade na Odontologia (LAISECO). Cada acadêmico de odontologia ficou responsável por detalhar e abordar cada tipo de lesão, trazendo característícas clínicas, novos métodos de diagnóstico e tratamento. O momento foi mediado pela coordenação de saúde bucal do município de Penedo (AL).

Quais os resultados alcançados

A experiência com a roda de conversa foi relevante na efetivação da prática de saúde, onde pode-se observar mudanças de atitudes e comportamento no processo de trabalho dos profissionais do Centro de Especialidades de Odontológica, uma vez que os mesmo, após o momento de discussão viu a necessidade de compartilhar a experiência e os conhecimentos adquiridos com os profissionais da estratégia de saúde bucal, produzindo protocolos e fluxogramas. Por outro lado os acadêmicos de odontologia se sentiram fortalecidos e valorizados,, assim como criaram vínculo com os profissionais do Centro de Especialidades Odontológicos.

Considerações finais

A interação ensino serviço por meio da roda atuou como uma possibilidade de reflexão sobre como conhecimentos são produzidos e esquecidos no cotidiano, mostrando sua eficácia e necessária prática. Mostrando, também que o conhecimento é uma rede definitivamente incompleta, mutante e em expansão. Manifestações claras de satisfação entre discentes, e profissionais do serviço público revelou a importância do encontro, tanto para os profissionais, que puderam relembrar alguns pontos essenciais para o bem-estar e diagnóstico correto do paciente, quanto para os acadêmicos, os quais puderam vivenciar e aprender com a experiência profissional de cada um ali presente.

Galeria de Imagens