Primeira etapa: a nutricionista RT PNAE fez uma reunião de módulo com todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino, APAE, Fornecedores da Alimentação Escolar, Conselho de Alimentação Escolar, explicando detalhadamente a Resolução nº 6, enfatizando o papel de cada colaborador dentro do programa. Também foi exposto na prática a divisão dos alimentos em grupos: in natura, minimamente processados, processados e ultra processados, conforme o Guia Alimentar para a população Brasileira.
Segunda etapa: lançamento de projeto de EAN no dia da reunião acima. Os professores deveriam desenvolver uma atividade de Educação Alimentar e Nutricional com seus alunos, abordando a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável; usando roteiro a ser entregue por eles, impresso, ao final do trabalho: a) Identificação da Escola, Professores, Ciclos e Série; b) Título da atividade; c) Quais os profissionais envolvidos na elaboração e no desenvolvimento da atividade?; d) Qual o público alvo da atividade (número de estudantes, modalidades de ensino, comunidade escolar, pais de estudantes, etc); e) Objetivos da atividade; f) Como foi realizada a ação (descrever os passos mais importantes); g) Resultados da ação; h) Desafios encontrados e lições aprendidas; i) Registro fotográfico: no máximo 3 fotos. Seleção: as atividades foram avaliadas por série, pela nutricionista RT PNAE e caso houvesse empate as selecionadas seriam enviadas para votação pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), do município, com base nos critérios: 1. Atividade vinculada ao tema; 2. Atividade passível de ter continuidade; 3. Envolvimento com a comunidade escolar; 4. Multidisciplinar (duas ou mais matérias); 5. Uso de metodologias participativas; 6. Possibilidade de replicação por outra escola; 7. Atividade criativa (inovação e originalidade).
Atividade escolhida (dentro da segunda etapa): a professora do 5º ano do ensino fundamental propôs uma competição intitulada Prato Saudável mais Criativo. Os alunos, juntamente com seus pais, após receberem orientações específicas impressas, deveriam elaborar e enviar para a escola um prato saudável decorado (com ficha técnica preenchida), baseado em alimentos in natura e minimamente processados que ficaram expostos no refeitório da escola para votação por alguns alunos de outras séries e colaboradores das escolas. Foram premiados pela professora e escola os mais votados (1º, 2º e 3º lugares). O objetivo, segundo a professora, foi levar a toda a comunidade escolar a compreensão do valor nutricional dos alimentos através da criatividade de pratos envolvendo a combinação entre os alimentos in natura e minimamente processados. Essa atividade contou como avaliativo da disciplina de Ciências e em Matemática foi trabalhado o preço dos alimentos gastos em cada receita, tabelas, comparação entre os mais caros e mais baratos.
Evento de premiação (dentro da segunda etapa): a nutricionista RT PNAE foi até a escola que teve a atividade escolhida levando um Certificado de Premiação para a professora e para turma, um buquê de flores e frutas para a professora, uma lembrancinha com o desenho do Mascote da Alimentação Escolar e uma fruta (pêra – que representa o mascote) para os alunos e um livro de receitas com um bilhete de agradecimento e incentivo para cada pai, mãe ou responsável pelo aluno, que ajudou na atividade. A nutricionista ainda reforçou os conceitos do que foi proposto pela professora na atividade principal (competição dos pratos criativos mais saudáveis).
Terceira etapa: na reunião com os fornecedores da Alimentação Escolar, como forma de valorização e incentivo ao fornecimento de alimentos de qualidade, foi entregue um SELO (display que poderia ser fixado no comércio) com os dizeres: “Eu contribuo com a Alimentação Escolar no município de Guimarânia – 2022 – Empesa Parceira da Educação. ” A finalização foi feita com a seguinte pergunta aos participantes: O que falta e o que eu posso fazer para melhorar a execução do PNAE em Guimarânia? Toda a ação foi registrada em fotos e vídeo e divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Guimarânia com o intuito de dar publicidade à ação, de forma a abranger um público maior que pudesse tomar conhecimento do PNAE e de como é executado no município. Serviu-se um lanche com preparações que são servidas nas escolas para que todos conhecessem na prática um pouco das refeições que são servidas com os alimentos que os próprios fornecedores entregam.