Programa Educação Alimentar e Nutricional – Integrando Ciência, Escola e Saúde

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Ana Paula de Queiroz Mello Professora universitária São Paulo
Nagila Raquel Teixeira Damasceno Professora universitária São Paulo

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Centro Universitário São Camilo (SP/SP)
Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP)

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
São Paulo São Paulo

1.5 Região do país

Sudeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Ana Paula de Queiroz Mello Professora universitária São Paulo

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

Crianças - 2 a 5 anosCrianças - 5 a 10 anosAdolescentesAdultosIdososEstudantes

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

EDUCAÇÃO
Escola Pública
Escola Privada
Educação infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
EJA
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
intersetorialidade
participação social
apoio ao desenvolvimento sustentável

Por favor justifique/comente sua resposta

O Programa Educação Alimentar e Nutricional – Integrando Ciência, Escola e Saúde (PEDUCA) foi proposto em 2018, por meio de uma articulação intersetorial sem fins lucrativos estabelecida entre a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos (INCT-FCx) e o Centro Universitário São Camilo (SP). O PEDUCA objetiva capacitar educadores da rede pública do Estado de São Paulo, por meio de metodologias ativas de forma virtual e presencial, na aquisição de conhecimentos sobre alimentação saudável e sua relação com o desenvolvimento da obesidade e doenças cardiovasculares para auxiliá-los na construção de ações pedagógicas que incorporem esses conhecimentos a todas as disciplinas curriculares. Dessa forma, os estudantes da rede, assim como, os próprios educadores e a participação social como um todo podem ter acesso a importantes informações sobre a alimentação que os auxiliem a fazer escolhas nutricionais mais saudáveis. Por se tratar de um programa inovador, é fundamental que seja realizada a monitorização da implantação e avaliação dos resultados do PEDUCA, o que permitirá verificar e melhorar a sua eficácia, eficiência e efetividade, dando um caráter sustentável. Além disso, tais processos avaliativos podem confirmar se o programa está sendo bem implementado em seu processo, permitindo, assim, a correção de eventuais problemas e falhas, a fim de ter o melhor resultado com o menor custo possível (maior custo-benefício) durante todo o processo.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

O objetivo geral foi capacitar Educadores sobre conceitos e práticas reflexivas em alimentação saudável, visando fundamentar a construção de propostas pedagógicas, que estimulem a geração de comportamentos alimentares saudáveis e diminuição dos fatores de risco cardiovascular nas escolas.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
VII- A diversidade nos cenários de prática
VIII- Intersetorialidade
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
O Guia Alimentar para População Brasileira está contido no conteúdo programático do PEDUCA. Este material auxilia na promoção da saúde e prevenção de doenças nas diversas situações problemas empregadas. Desta forma, os principais temas abordados foram: a classificação do nível de processamento dos alimentos; benefícios dos alimentos in natura/minimamente processados; “obstáculos” para a adoção de práticas alimentares saudáveis; representações sociais, culturais e afetivas do alimento; práticas alimentares no contexto familiar, entre outros.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4- Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
A prevalência de excesso de peso em crianças vem aumentando progressivamente nos últimos anos, sendo considerada um problema central na pauta de Saúde Pública da Organização Mundial da Saúde. A estimativa é que, até 2022, as taxas globais de obesidade infantil e entre adolescentes superarem os casos de desnutrição moderada e grave, segundo faixa etária. Isso reflete a ameaça representada pela má nutrição em todas as suas dimensões, com jovens com desnutrição e sobrepeso convivendo nas mesmas comunidades. Este crescente aumento na incidência de sobrepeso e obesidade é influenciado, em grande parte, pela inadequação dos hábitos alimentares, como o consumo de alimentos de elevada densidade energética, especialmente, alimentos ultraprocessados, contribuindo para o surgimento precoce de doenças na fase adulta.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência

Sim

descreva rapidamente
No Brasil, o Estudo dos Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA) realizado a partir do ano de 2008 em que foram avaliados cerca de 75.000 adolescentes em 1.248 escolas de 121 municípios, cobrindo todo o território nacional, encontrou uma média de prevalência de 8,4% de obesidade e 9,6% de hipertensão, com fração de hipertensão arterial atribuível à obesidade de 17,8%. Outros dados desse estudo mostram elevado risco cardiovascular nessa população também devido à dislipidemia com 46,8% de adolescentes com baixa concentração plasmática de colesterol associado à lipoproteína de alta densidade (HDL-c), 20,1% apresentaram hipercolesterolemia e 7,8% hipertrigliceridemia. Segundo a UNICEF (2019), 1 em cada 3 crianças abaixo de 5 anos no mundo tem seu crescimento comprometido devido à má Nutrição, incluindo suas diferentes manifestações que vão desde a desnutrição severa ao excesso de peso.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
A motivação para a construção do PEDUCA envolvendo Educação – Alimentação – Saúde teve como marco regulatório a Lei Federal nº 13.666/2018, que alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), passando a ter a seguinte redação: “……incluir os assuntos educação alimentar e nutricional nas disciplinas de ciências e biologia nos currículos da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio….”. Embora inúmeras ações envolvendo essa temática já existam, a maioria tem como foco os estudantes, onde muitas vezes atividades pontuais, pouco sistematizadas e sem continuidade terminam como relatos de casos com pouco impacto na saúde atual e futura da comunidade escolar. A Lei nº 13.666/2018 oportuniza a possibilidade de envolver outros atores vinculados ao sistema de ensino no desenvolvimento de ações auto afirmativas sólidas e contínuas ao incorporar um olhar multidisciplinar ao tema; que hoje se discute de maneira fragmentada e limitada às áreas biológicas e de ciências naturais do conhecimento. Além disso, foram definidas a partir da necessidade da educação estar vinculada com a promoção da saúde, prevenção da obesidade e de fatores de risco para desenvolvimento de outras doenças crônicas não transmissíveis, que são consideras elementos chave nas ações assistenciais primárias. Embora o processo de educação deva fazer parte de ações contínuas envolvendo todas as fases da vida, sabe-se que a infância representa uma etapa essencial para a formação e consolidação dos hábitos alimentares saudáveis, que impactarão positivamente na vida adulta.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?

Não

sim, em quais etapas e como participaram ?
Não se aplica.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN

Sim

Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Foi utilizado a técnica de Problematização, seguindo a proposta do Arco de Charles Maguerez. A Metodologia da Problematização foi desenvolvida ao estimular o cursista a observar a realidade de modo crítico, possibilitando que o mesmo possa relacionar esta realidade com a temática que está estudando, esta observação mais atenta permitiu que o cursista percebesse por si só os aspectos interessantes, que mais o intrigue. As metodologias ativas favoreceram os processos de ensino-aprendizagem construtivistas, que estimularam a reflexão, a autoconfiança, a autonomia e a curiosidade dos cursistas. Na metodologia ativa, o aluno adquire maior autoconfiança e autonomia ao perceber que os problemas podem ser resolvidos de diferentes formas por meio de soluções planejadas e executadas por ele mesmo.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas

Sim

sim, quais recursos?
Os recursos utilizados foram no âmbito tecnológico, tendo em vista com o PEDUCA foi aplicado 100% no formato EaD.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?

sim

Descreva sobre o material/tecnologia social
Ao final do PEDUCA, os concludentes produziram portfólios para serem implementados na escola. Desta forma, a 1ª Ed. teve 5.353 inscritos, sendo que 2.526 cursistas enviaram o portfólio, e estes foram submetidos a critérios quali-quantitativos envolvendo 4 dimensões (autoral, objetivo definido, metodologia clara e adequado segundo PEDUCA). Dos portfólios enviados, 25,8% atenderam os critérios quantitativos, e numa avaliação quali 26,2% foram pré-selecionados. Destes, 35,4% foram classificados como ótimo, sendo que 72,3% atenderam as 4 dimensões com nota máxima e foram destinados à elaboração do ebook “Educação alimentar e nutricional como estratégia para a prevenção da obesidade e seus agravos: práticas pedagógicas aplicadas à escola”. Este ebook teve como proposta compilar atividades diversas desenvolvidas com base no conteúdo do PEDUCA, que foi disponibilizado gratuitamente aos educadores da SEDUC. Ver link do ebook: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/876
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Como indicadores de alcance das metas do PEDUCA, foi avaliado o grau de satisfação dos participantes por meio de perguntas objetivas quantificáveis, onde o menor percentual de aprovação foi atribuído à carga horária (60,8%). Essa medida pode ser explicada pelo relato feito por alguns cursistas que indicaram que a carga horária certificada deveria ser maior. A maior pontuação foi atribuída aos recursos didáticos (82,2%) e conteúdo (83,3%). A avaliação do grau de satisfação geral atingiu 79,3%.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Neste sentido, o PEDUCA representa uma estratégia inovadora com interface entre universidade e sociedade, que contempla a visão multidisciplinar de atores envolvidos com a área de Saúde, Alimentação e Educação. Os resultados obtidos pelo PEDUCA evidenciam o interesse contínuo dos educadores, assim como, mostram o papel norteador da universidade para atender as demandas sociais por meio de ações afirmativas e formação de excelência ao nível da graduação.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
A prevalência de excesso de peso em crianças e adolescentes vem aumentando progressivamente nos últimos anos, sendo considerado um problema atual de Saúde Pública; devendo, portanto, fazer parte das ações de Educação em Saúde. A aprovação da Lei Federal nº13.666/2018, que inclui a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como tema transversal nos currículos da educação infantil até ensino médio, favorece a promoção da saúde e prevenção da obesidade e agravos à saúde associados. Devido sua natureza formativa, a escola representa um cenário propício para ações institucionalizadas envolvendo EAN em suas dimensões intra e extra-salas de aula, incluindo toda a comunidade escolar. O “Programa de Educação Alimentar e Nutricional: Integrando Ciência, Escola e Saúde” (PEDUCA) tem caráter inovador ao propor a capacitação de todos os profissionais de educação vinculados às escolas estaduais de São Paulo na temática alimentação e nutrição como estratégia para a prevenção da obesidade. Para alcançar esse objetivo, o Programa foi estruturado em três etapas: Etapa 1 – Desenvolvimento de uma plataforma de ensino EaD; Etapa 2 – Caracterização do público-alvo e do território escolar e, Etapa 3 – Capacitação dos educadores. A Etapa 1 envolveu aspectos tecnológicos e teóricos, que permitissem a criação de um ambiente de aprendizagem 100% virtual hospedado no sistema Moodle/USP. Foram desenvolvidos materiais pedagógicos tais como: aulas, vídeos, podcasts, fóruns, atividades de autoavaliação intermediária e final. Foram também incorporados documentos oficiais e artigos científicos rigorosamente selecionados. Todas as etapas de desenvolvimento contaram com equipe técnica especializada em alimentação e nutrição, assim como em tecnologia de comunicação e educação digital. Na Etapa 2 – o público-alvo foi caracterizado quanto aos aspectos demográficos, saúde, socioeconômicos e educacionais. Foram avaliados conhecimentos, comportamentos e atitudes frente aos alimentos, assim como sua percepção quanto aos aspectos estruturais do seu ambiente escolar que poderiam permitir a implementação de ações envolvendo EAN. Na Etapa 3 – houve a capacitação do público-alvo, que após inscrição passou a ter acesso a plataforma EaD, com carga horária de 110 horas, formada por 4 Eixos com 5 Módulos por eixo, onde aspectos como história da alimentação, políticas públicas sobre EAN, alimentação como ferramenta de promoção da saúde e prevenção de doenças, marcos regulatórios sobre Educação em Saúde foram abordados. Nesta etapa, os cursistas elaboraram sua história alimentar e foram orientados a criar pelo menos uma proposta educativa envolvendo o tema EAN capaz de ser incorporada à sua área de conhecimento e no seu ambiente escolar. Este Programa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes eram do sexo feminino, raça branca, não tabagista, não etilista e cerca de 40% não apresentaram nenhuma doença ou fizeram uso regular de medicamento. O excesso de peso avaliado pelo índice de massa corporal foi elevado entre adultos (68,5%) e idosos (48,4%). Observou-se uma sobrecarga de trabalho entre os participantes, onde 58,4% trabalhavam mais de 40 horas por semana. O comportamento alimentar evidenciou um consumo elevado de alimentos gordurosos e frituras em 21% pelo menos 3 vezes por semana, enquanto 19% relataram consumir refrigerantes e sucos artificiais 3 ou mais vezes ao longo da semana. Destaca-se que somente 16,1% dos educadores relataram ter realizado alguma capacitação prévia sobre EAN, enquanto 28% citaram ter feito alguma atividade envolvendo essa temática com seus alunos. 79,3% dos participantes manifestaram satisfação geral com o PEDUCA. Após o término, os participantes foram avaliados quanto à aquisição de conhecimentos e mudanças comportamentais. Os resultados mostraram que houve mudanças significativas na capacidade dos participantes associarem alimentos com o risco aumentado para determinadas doenças, assim como houve aumento no percentual de indivíduos que mostraram habilidade em identificar alimentos por alguma característica positiva e/ou negativa em termos de promoção da saúde. Portanto, os resultados nos permitem concluir que o PEDUCA se trata de uma experiência exitosa, com os indicadores das três etapas que o compõe tendo atingido seus objetivos, ou seja, a plataforma EaD foi desenvolvida, o público-alvo foi caracterizado e capacitado quanto a EAN voltada à promoção da saúde e prevenção de doenças, assim como mostrou mudanças positivas em suas atitudes frente aos alimentos.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência

APSREDES

Lote 19 – Avenida das Nações

SEN – Asa Norte, DF – 70312-970

Email: apsredes@gmail.com

logo-opas-cinza

Copyright © 2021 APS Redes. Todo os os direitos reservados.

É considerado conflito de interesses:

Associação, afiliação ou link com atores do setor comercial, entidades de setores das indústrias de armas, tabaco, álcool, indústrias, empresas e organizações relacionadas a quaisquer outras organizações e/ou alianças e iniciativas concebidas, fundadas, financiadas, lideradas, controladas ou organizadas por essas indústrias e empresas, cujos:

  • Produtos incluam organismos geneticamente modificados, agrotóxicos, fertilizantes sintéticos, bebidas e produtos comestíveis com altas concentrações de açúcar, gorduras, sal, energia, outros produtos ultraprocessados ou quaisquer outros produtos que necessitem ter sua demanda, oferta ou disponibilidade reduzida para melhorar a alimentação e a saúde da população;

e/ou cujas

  • Práticas incluam: 1) Publicidade, promoção e outras estratégias mercadológicas que visem aumentar a demanda pelos referidos produtos e/ou promovam ou estimulem modos de comer não saudáveis, tais como comer excessivamente, comer sozinho, comer sem pensar, comer compulsivamente, comer rápido, ou modos de produzir alimentos pautados pelo uso de agrotóxicos e organismos geneticamente modificados, ou; 2) Lobby contra medidas legislativas, econômicas, jurídicas ou socioculturais que visem à redução da produção, abastecimento, disponibilidade ou demanda dos referidos produtos e/ou da exposição aos referidos modos não saudáveis de comer e produzir alimentos; e/ou cujas 3) Políticas, objetivos, princípios, visões, missões e/ou metas que incluam ou se relacionem com o aumento da produção, abastecimento, disponibilidade ou demanda dos referidos produtos e/ou com a expansão de oportunidades e promoção dos referidos modos não saudáveis de comer e produzir alimentos.

Alguns exemplos de experiências de Educação Alimentar e Nutricional que configuram conflito de interesses:

  • Ser financiado ou ter recebido qualquer tipo de apoio (técnico, infraestrutura, equipe, financeiro etc) por entidades e atores acima citados;
  • Utilizar material educativo e/ou publicitário de empresas privadas ou fundações/organizações a elas relacionadas que atuam direta ou indiretamente com o setor alimentício, farmacêutico, tabaco, bebidas alcoólicas;