No processo formativo foi utilizada metodologia dialógica e participativa, dinâmicas propositivas de autopercepção, análise de situações do cotidiano, entre outras, para sensibilizar e fomentar a reflexão sobre a prática realizada pelos profissionais, bem como ampliar e contribuir para novas práticas dos educadores em EAN junto às crianças e famílias.
Foi desenvolvido um recurso pedagógico chamado “Experimonte”, para realização de EAN pelos educadores junto às crianças. Este recurso corresponde a um conjunto de fichas ilustradas, que procuram, de forma interativa e lúdica, ampliar as possibilidades de trabalho nesta temática, com imagens que remetem aos temas de: cultura alimentar, sistemas alimentares e sustentabilidade, comensalidade e celebração, importância práticas culinárias, além de abordar dimensões de auto cuidado, construção de autonomia, cooperação e valorização da comunidade e do território. O recurso traz no verso de cada ficha instruções de uso para favorecer a sua utilização ao mesmo tempo que permite autoria de cada educador.
Outras estratégias desenvolvidas foram um “Caderno de Experiências” que tem o objetivo de ampliar a realização de EAN para o ambiente familiar, através de sugestões de atividades que podem ser feitas com os recursos existentes e que promovem o estreitamento de laços familiares, exploração do território e vivências positivas em torno da alimentação; e um videoclipe musical que aborda temáticas de cozinhar juntos e comensalidade.