Inicialmente, foi realizado um teste sobre os conhecimentos dos temas abordados na capacitação e também foi aplicado o mesmo teste após a intervenção. Foi possível observar que os temas como Alimentação Saudável; Noções Básicas de Nutrição voltadas para agricultores familiares obtiveram resultados significativos (p<0,05) .
No módulo sobre Higiene dos Alimentos, à Higiene do Manipulador e Boas Práticas de Manipulação, de modo geral, houve um acerto no número de questões, a maioria dos participantes acertou as questões. Entretanto, os itens que ocorreram maior percentual de erro inicial foram sobre Descongelamento adequado dos alimentos (61%); Lavagem das Mãos ( 63%). Sendo assim, em próximas intervenções é necessária uma ênfase mais abrangente sobre esse tema.
No que diz respeito ao questionário aplicado, verificou-se que antes da capacitação obteve 49,25% de acertos e após verificou 78,75% de acertos, aumentando significativamente (p<0,05). Constatou-se que no questionário inicial a porcentagem de erros foi de 28,25% e no final 21,05% (p<0,05), o que não difere estatisticamente. Foi possível observar que o conhecimento desses agricultores foi satisfatório mesmo antes da capacitação. Em relação ao conhecimento adquirido, obteve-se mais de 70% de aproveitamento, o que mostra que a metodologia escolhida, aliando a teoria com prática foi positiva no conhecimento adquirido por parte dos agricultores familiares.