O movimento CPQ tem sido divulgado em diversas ocasiões e o resultado tem sido o recebimento de convites de docentes para participação em aulas da disciplina Educação Alimentar e Nutricional. É realizada uma oficina durante a aula, organizada da seguinte forma:
a) Apresentação pessoal
A atividade se inicia com uma apresentação pessoal de todos os presentes. Em seguida há uma breve explicação da atividade proposta pelas mediadoras.
b) Primeiro espaço participativo (uso da plataforma Mentimeter)
Inicia-se o primeiro momento participativo com a pergunta disparadora: “Comer Pra Quê?”. Os jovens são convidados a responderem o questionamento na plataforma Mentimeter, com uma palavra que representa qual a primeira coisa que vem na sua cabeça quando se depara com essa pergunta. O link para acesso à plataforma é disponibilizado no chat para os participantes responderem e há possibilidade de abrir o microfone para falar um pouco mais sobre as palavras depositadas. Há um momento para discussão sobre as respostas apresentadas, com destaque às palavras que foram repetidas, mas todas são consideradas importantes. Ancora-se a discussão aos temas mobilizadores do CPQ. Essa etapa tem um tempo estimado de 15 minutos.
c) Apresentação sobre o Movimento
Nesse momento são compartilhados slides com a apresentação institucional do movimento. A apresentação inclui os objetivos do movimento; sua vinculação institucional com universidades; suas inspirações conceituais; como iniciou sua construção com jovens de diferentes regiões do Brasil; seus 10 temas mobilizadores; as ações já realizadas pelo CPQ e os materiais já produzidos no âmbito do movimento; e as propostas de ações futuras, aproveitando para convidar os estudantes a participarem. O tempo aproximado da apresentação é de 10 minutos.
d) Segundo espaço participativo (uso da plataforma Jamboard)
Para o segundo momento participativo há explicação da atividade e apresentação de um tutorial (criado pelo CPQ) para uso da ferramenta Jamboard (disponível em: https://youtu.be/IYXgCV4hdjA).
Os participantes são convidados a responderem questionamentos ou completarem frases sobre o tema da alimentação, deixadas na plataforma. O espaço permite a expressão em forma de textos, desenhos ou imagens. São utilizados questionamentos como: “E aí, você sabe de onde vem a sua comida?”; “Pra você alimentação adequada e saudável é…”; “Você pratica uma alimentação mais sustentável quando…”; e “Você tem direito à alimentação adequada e saudável quando…”; . Os jovens são encorajados a compartilharem suas vivências com os temas, sem o julgamento de certo ou errado.
Ao final, os estudantes são convidados a responderem uma última questão propositiva: “Como chamar atenção de jovens para se alimentar de forma consciente?”. Neste momento, os participantes sugerem recursos, linguagens, temas ou estratégias para engajar mais juventudes para um olhar sistêmico em relação à alimentação na perspectiva da soberania e SAN.
Após as contribuições serem deixadas no Jamboard há apresentação de um vídeo do CPQ sobre a temática discutida a fim de mobilizar os jovens; criar uma ancoragem com as contribuições anteriores e os temas mobilizadores do CPQ, tendo em vista os conceitos de DHAA e SAN . O momento tem duração aproximada de 30 minutos.
e) Finalização
Após o diálogo são apresentados os endereços das redes sociais e mídias digitais do CPQ e os jovens são convidados a acompanhá-las e a utilizarem os materiais do movimento em suas ações futuras. A estrutura acima é adaptada de acordo com o tempo disponibilizado para a realização da atividade e os objetivos da instituição que faz o convite.