A Atividade foi realizada na Escola Estadual Indígena Aimberê, situada na zona rural Indígena do município de Ibimirim – PE. A EAN aconteceu no dia 26 de abril de 2022, no período matutino, com 29 alunos do 1º ano, do ensino Fundamental I, tendo uma duração média de 2h e 45 minutos. A metodologia adotada foi dialógica e de campo, com visita em locu. Foram utilizados materiais disponibilizados pelo FNDE e PNAE sobre agricultura familiar e horta, como também uma atividade impressa de colorir com desenho de horta.
Os conteúdos foram abordados de forma lúdica, em roda de conversa, com contação de história, e para explorar o tema, os alunos ouviram a história do livro “Eu nunca vou comer um Tomate” de Lauren Child, e em seguida os alunos tiveram a oportunidade de visitar a horta escolar para que na prática eles pudessem vivenciar de perto o processo de plantação, do cultivo, a colheita até a chegada do alimento da agricultura familiar a mesa da cozinha, seja ela da escola, ou de casa. Uma funcionária que cuida da horta escolar contribuiu explicando esse processo. Foi abordado “O que é a agricultura familiar? ”, “de onde e como o alimento chega até a mesa da escola? ”, “Quais as vantagens e benefícios de consumir alimentos da agricultura familiar? ”, “Quais produtos da horta vocês já conheciam? “, “O que podemos fazer com os produtos da horta? ”.
Portanto, a fim de trazer para a prática os conteúdos abordados e enriquecer os conhecimentos dos alunos, além da visita a horta, para finalizar a EAN foi solicitado aos alunos uma atividade de colorir representando o conteúdo abordado.