APSREDES

Taller Sala 12- Residencia el Trébol-Cooperativa DODICI- Cooperativa HAMABI

Uruguay

Português

“A busca por soluções habitacionais e de reinserção no mercado de trabalho para os usuários legais internados no Hospital, tendo o usuário a possibilidade de sair do quarto e deixar de perambular ou ficar esquecido na cama, tendo a possibilidade de mudar de vida”, justifica Selva Tabeira, da Cooperativa de Habitação, Ajuda Mútua e Reciclagem (HAMABI) que foi criada para garantir a reinserção laboral dos usuários integrantes do projeto. “Hábitos de cuidar de si, dos outros e do espaço. Esta é a missão da HAMABI que garante casas concretas e dignas para o seu futuro”, diz Tabeira, também coordenadora e fundadora do projeto, e auxiliar de enfermagem.

De acordo com Selva Tabeira, como perspectiva para o projeto, pretende-se dar continuidade ao processo de implantação da Lei de Saúde Mental 19.529 e que possa ser tido como modelo a ser replicado em outros distritos do Uruguai. “Um dos obstáculos encontrados em todos esses anos foi o estigma com que a sociedade sobrecarrega os usuários de saúde mental. É preciso combater isso. Porém sempre existiram pessoas, organizações e entidades dispostas a ajudar. A Saúde Mental é uma questão que diz respeito a todos nós, sendo a moradia e o trabalho peças fundamentais”, destaca.

Sobre ser uma experiência inovadora, Tabeira pontua: “É considerada uma experiência inovadora porque antes da aprovação da Lei de Saúde Mental em 2017, a maioria desses aparelhos já funcionava. Além disso, contempla áreas da Saúde Mental que não são contempladas (moradia e trabalho) por um modelo clínico-hospitalarcêntrico”, finaliza a autora.

A experiência participou da terceira live do Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde, realizada no dia 11 de maio, que está disponível no Canal do Portal da Inovação na Gestão do SUS no YouTube, em português, espanhol e libras.

transmissão em português

retransmitido en español