APSREDES

Cogestión y Participación Ciudadana a través de las Comunidades Locales de Administración de Salud (CLAS)

Português

A pesquisadora Laura C. Altobelli, autora da experiência “Cogestión y Participación Ciudadana a través de las Comunidades Locales de Administración de Salud (CLAS)”, do Peru, destaca os resultados e os estudos comparativos das CLAS versus não-CLAS, que mostram a evidência de melhorias nas coberturas da atenção à saúde, na eficiência de gastos em saúde, no tempo de espera (qualidade), na equidade, na redução da desnutrição crônica infantil, maior utilização de serviços por doenças infantis e alcance das metas regionais de saúde. Além de processos mais eficientes, uma melhor gestão dos recursos humanos, plano de saúde local e convênio de co-gestão, os serviços de saúde seguem as prioridades e as necessidades locais, por meio do empoderamento da comunidade.

Pesquisadora e docente em Saúde Pública da Universidade Peruana Cayetano Heredia, Laura C. Altobelli, informa que a lei de co-gestão, que está em preparação, ajudará a garantir a sustentabilidade das CLAS. Segundo a autora, a experiência é inovadora pois, “faz uso da lei privada nos serviços públicos, tornando o processo de aquisições mais eficiente; a vigilância cidadã melhora a rendição de contas, maior enfoque comunitário e empodera a população para decisões sobre quais serviços, compras e atividades comunitárias serão priorizadas, e de que forma podem acompanhar a qualidade da atenção à saúde”, comenta.

Sobre os desafios encontrados, Altobelli considerou alguns: “Tudo isso requer compromisso político, que nem sempre temos, uma maior capacitação para autoridades regionais de saúde, requer incentivos aos municípios distritais para investir na saúde comunitária e nos determinantes sociais em saúde, e por fim, identificar e lidar com qualquer oposição à participação social em saúde de grupos poderosos da sociedade”.

A experiência participou da segunda live do LIS CNS e está disponível para todos no canal do YouTube “Portal da Inovação” em português e espanhol.

transmissão em português

retransmitido en español