APSREDES

Lançamento da publicação com os resultados Laboratório de Inovação em Educação na Saúde com ênfase na Educação Permanente

A Representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil e o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS), apresentam os resultados do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde com foco em Educação Permanente em Saúde (EPS), nesta quarta-feira, dia 25 de julho, às 8h, no pré-Congresso Abrascão, no Rio de Janeiro.

A iniciativa identificou e reconheceu experiências inovadoras e exitosas que potencializam e articulam os elementos da EPS no território, investindo em processos que produzem mudanças na organização dos processos de trabalho e na qualificação de trabalhadores(as) e profissionais de saúde em todo o Brasil.

Ao longo de um ano, o Laboratório de Inovação identificou 15 práticas que demonstraram a capacidade de operacionalizar o conceito de Educação Permanente em Saúde e tornou possível observar a materialização da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no Sistema Único de Saúde (SUS), instituída há 14 anos. É também uma iniciativa pioneira na América Latina por realizar um mapeamento de experiências de Educação Permanente que aportam elementos de inovação neste campo.

Durante todo o ano de 2017, o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS) e a Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da OPAS/OMS atuaram no processo de organização do LI, com atividades de planejamento da fase preparatória, que consistiu na seleção do tema, revisão bibliográfica e formação do grupo de trabalho; posteriormente seguiu-se para a fase operacional, com a avaliação das 251 experiências inscritas. Por último foi a fase dos resultados, com a sistematização, divulgação e produção de conhecimento das experiências selecionadas.

Na cerimônia, as 15 experiências selecionadas recebem o Certificado de Reconhecimento de Experiência Inovadora no campo da Educação Permanente em Saúde e participam do lançamento da publicação que sistematizada cada uma das práticas.

Programação

Programação
Local UERJ Campus Maracanã Auditório do Instituto de Nutrição (12° Andar Sala 12030 Bloco E) R. São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
Data 25 de julho de 2018
Horário 08h00 às 12h00
Entidades Promotoras Ministério da Saúde (MS)

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Participantes Ministério da Saúde (MS)

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS)

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)

Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA)

Secretarias Municipais de Saúde

Secretarias Estaduais de Saúde

Instituições de Ensino Superior

Objetivos

 

     Apresentar as experiências, que receberão o Certificado de Reconhecimento de Experiência Inovadora no campo da Educação Permanente em Saúde, selecionadas pelo Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, com ênfase na Educação Permanente.

Divulgar as inovações das experiências no campo da Educação Permanente em Saúde.

Lançar publicação, por meio de série técnica produzida exclusivamente para o Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, com a sistematização e trajetória de seleção das experiências, com a finalidade de troca de conhecimento e socialização das inovações produzidas.

 

08h00-08h30 Mesa de Abertura

Ministério da Saúde (MS)

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS)

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)

Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA)

8h30-10h00 Cerimônia de reconhecimento das experiências selecionadas.
11h00-12h00

 

Lançamento Publicação, por meio de série técnica produzida exclusivamente para o Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, com as experiências inovadoras.
12h00 Encerramento e Brunch

Acesse aqui a publicação – Resultados do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde com foco em Educação Permanente em Saúde (EPS).

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe