Contexto

Featured Video Play Icon

A Atenção Básica no Brasil é desenvolvida de forma descentralizada e capilarizada dentro dos territórios, sendo a principal porta de entrada dos usuários, caracterizada por várias ações de saúde individuais e coletivas de promoção, prevenção e recuperação da saúde. “Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilidade, da humanização, da equidade e da participação social”.

Nos últimos 30 anos, o sistema de saúde do município de Campinas passou por profundas transformações e grande ampliação da sua rede de serviços, experimentando várias formas de organização: “Medicina Comunitária de Saúde; Pró-Assistência; Ações Integradas de Saúde (AIS); Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS); Sistema Único de Saúde (SUS); corroborando com a permanente mudança do território influenciada pelo Estado”.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campinas tem a Atenção Básica como porta de entrada para seu sistema de saúde (SUS), contando com 64 Unidades Básicas de Saúde.

Para dar conta de tal empreita a SMS de Campinas conta um Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, ao qual compete um conjunto de ações, dentre elas, o planejamento e apoio às ações de gestão do trabalho, onde 2.895 servidores, oferecem 3.795 horas de atendimento semanal aos usuários nas unidades de saúde de uma população de 1.082.000 habitantes.