APSREDES

Laboratório de Inovação em Educação na Saúde supera expectativas com a inscrição de 251 experiências

Até o prazo de encerramento (11/dezembro), o Laboratório de Inovação recebeu 251 inscrições divididas nos três eixos temáticos, sendo 41.04% para Integração ensino-serviço-comunidade; 36.65% sobre Educação e práticas interprofissionais e 22,31% para Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde. Instituições de saúde de todas as regiões do país enviaram experiências que abrangem os três níveis de Atenção (Básica, Especializada e Terciária), com ampla participação de secretarias estaduais e municipais de Saúde. O objetivo da iniciativa é identificar práticas  inovadoras que potencializem a formação e a qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde, melhorando o processo de trabalho em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

As experiências inscritas passam agora por análise da comissão de avaliadores do Laboratório de Inovação. O resultado preliminar desta primeira fase seleção será divulgado no dia 19 de janeiro, com a publicação dos nomes das 45 experiências que participarão de um seminário, em Brasília, a ser realizado no primeiro semestre de 2018. As instituições participantes terão o prazo de dois dias (20 a 22/1) para recorrerem do resultado preliminar. O resultado final será divulgado no dia 26 de janeiro. “O seminário em Brasília permitirá a troca de conhecimento entre as instituições e também proporcionará que a comissão avaliadora defina com mais apropriação as 30 práticas que serão visitadas no território”, explica Valéria Mariana Atella Barbosa, coordenadora da comissão de avaliação do Laboratório de Inovação. Após a visita técnica no território serão definidas as 15 experiências finalistas da iniciativa.

Avaliação

Os integrantes da comissão de avaliação do Laboratório de Inovação foram selecionados por edital publicado pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e também por indicação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde, todos com ampla experiência. Neste primeiro momento de avaliação, será analisada se a experiência enviou a declaração de ciência do gestor da instituição, e se apresenta, por exemplo, de forma clara, os objetivos e as ações que demonstrem o desenvolvimento da prática no território, entre outros.

A iniciativa do Laboratório de Inovação é do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES), e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Serão entregues um certificado de reconhecimento às experiências finalistas em cerimônia pública de encerramento. As experiências também serão sistematizadas e publicadas na Série Técnica NavegadorSUS, além de serem divulgadas pelos veículos de comunicação do governo, da Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org) e de parceiros.

Cronograma (até o final da 1ª etapa de avaliacao):

Etapa Data
Inscrições participação 1ª etapa Até 11/12/2017
Avaliação 12/12 a 18/01/2018
Publicação do Resultado da 1ª Etapa de Avaliação dos trabalhos 19/01/2018
Prazo para recursos 1ª Etapa 20/01/2018 a 22/01/2018
Análise de recursos 23/01/2018 a 25/01/2018
Divulgação Final Resultado 1ª Etapa 26/01/2018

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe