APSREDES

In Brazil, health care is a right – Matéria da CNN trata do Sistema de Saúde brasileiro

Após polêmica nos EUA sobre o programa de saúde americano, uma matéria recentemente publicada na versão online da CNN trata do sistema de saúde brasileiro como uma das lições a serem seguidas pelos norte-americanos.

Apesar dos desafios que o sistema de saúde brasileiro enfrenta, segundo o editor Eduardo J. Gómez, professor da Universidade Rutgers, a América pode certamente aprender uma grande lição de seu parceiro do sul, nesse caso o Brasil. Ele cita como avanços o reconhecimento da saúde como um direito, a descentralização da gestão, o financiamento público, o acesso a serviços primários, secundários e terciários de forma gratuita, além do destaque para o Programa Saúde da Família. Esses avanços, segundo ele, contribuíram para aumentar a expectativa de vida de 54.49 anos em 1960 para 73.1 em 2010.

O autor cita também alguns sérios desafios a serem enfrentados no SUS como o financiamento, refletido no ‘modesto’ aumento dos gastos federais de 50,2 bilhões de reais em 2008 para 61,7 bilhões em 2010, além de problemas como falta de recursos humanos e cuidados insuficientes e inacessíveis a algumas regiões do país.

Acesse a matéria na íntegra

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe