Após aproximadamente um ano, procedimentos operacionais padrão foram criados, os trabalhadores e os gestores foram estimulados a participação de cursos online (período da pandemia de COVID-19), foram atribuídas atividades de responsabilidade sob recebimentos de demandas em canais como formulário web do Ministério da Saúde, e-mail, recebimento via sistema, site da Secretaria Estadual de Saúde – fale conosco, monitorando todo o processo de tratamento de manifestações, desde o envio, prazos, retorno e qualidade da resposta e fechamento. As informações e reflexões sobre as manifestações eram realizadas em rodas de conversa, durante momentos no expediente. O grande foco se deu no atendimento aos usuários, no modelo proposto pelas práticas da humanização no SUS.
A articulação com a rede da Secretaria foi possibilitada a partir de reuniões com pontos focais, representantes de ouvidoria nas subsecretarias da SESA/ES. As apresentações da Ouvidoria levavam em consideração os processos de trabalho e resultados esperados via participação social. A Ouvidoria se consolidou como espaço institucional de gestão e de participação social no SUS, com publicações de matérias no site da instituição.
A Ouvidoria anualmente apresentou, no período de 2019 a 2021, o relatório anual no Conselho Estadual de Saúde, inclusive com o ouvidor ocupando vaga de conselheiro estadual de saúde em dois mandatos no referido colegiado de saúde estadual.
A qualificação da Ouvidoria utilizou práticas de educação e informação em saúde com atividades relacionadas à: quantificação de disseminações de informações em saúde; qualificação das informações em relatórios e disseminadas a população, trazendo evidências em saúde; publicação de principais perguntas e respostas; estruturação da educação permanente em saúde com a equipe participando de cursos, rodas de conversas internas para análise e discussões sobre as manifestações recebidas; relação com os parceiros (secretarias municipais, rede SESA, Ouvidorias públicas, Ministério da Saúde).
A quarta estruturação desenvolveu a relação com a rede de municípios do Estado do Espírito Santo, atualmente 78. As principais ações foram realizadas em reuniões das comissões intergestores regionais, comissão intergestores bipartite, Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES) especificando a utilização de recursos da Portaria GM/MS nº 1975/2018 e apresentando a capacidade da Ouvidoria do SUS em subsidiar os gestores presentes. Essa aproximação com gestores trouxe a ouvidoria numa perspectiva de apoio à gestão, apresentando dados e possibilidades da utilização das evidências para avaliação dos serviços, apoio a tomada de decisão ou, ainda, em discussões mais amplas sobre planejamento e execução de políticas e ações dentro do contexto municipal. Os recursos possibilitam a compra de computadores e distribuição à municípios para implantação e qualificação das Ouvidorias do SUS no território Capixaba.
O último ponto de implementação perpassou pelo desenvolvimento da Ouvidoria do SUS da SESA/ES como instrumento de gestão, recebendo os dados da participação social e apoiando a Secretaria de Estado da Saúde na consolidação de informações sobre vários aspectos na saúde pública: necessidades de saúde dos cidadãos (solicitações); avaliação dos serviços e ações em saúde (elogios e reclamações); controle, acompanhamento, garantia de direitos (denúncias); acesso à informações seguras em saúde (informações); indicativos de melhoria de processos (sugestões).
Identificamos a ampliação do quantitativo de manifestações em 316,34%, comparando o ano de 2019 (3.548) e o ano de 2021 (11.224). Os dados relativos ao monitoramento da meta no Plano Estadual de Saúde sobre o percentual de resposta das manifestações no prazo apresentou dados crescentes no período.
Em relação aos elogios, nos meses de outubro do período descrito, os serviços e trabalhadores que foram elogiados na Ouvidoria, receberam certificado parabenizando pela dedicação em suas atribuições.
Os relatórios consolidados foram publicados anualmente no site da SESA. A equipe da Ouvidoria estabeleceu diálogos sobre a Ouvidoria e as melhorias nos serviços da SESA/ES. A prestação de contas da SESA/ES pelo Secretário de Estado da Saúde na Assembleia Legislativa apresentou dados da Ouvidoria, no período referido.
Outra ação realizada no período foi o projeto piloto de pesquisa de satisfação com usuários do SUS em dois hospitais estaduais da rede própria, onde avaliamos a capacidade do instrumento de coleta de dados (entrevistas) em descrever experiências dos usuários nesses serviços hospitalares. Vários indicativos foram interessantes como a necessidade de identificação dos trabalhadores (médicos, enfermeiros), tempo de atendimento da enfermagem, quedas (segurança do paciente), alimentação, entendimento sobre os tratamentos, além de nota na metodologia NPS (Net Promoter Score) sobre a experiência de uma forma geral.
Durante os anos de 2020 e 2022, período em que o mundo vivenciou e ainda experiência situações relacionadas à Pandemia de COVID-19, a Ouvidoria foi canal principal de recebimento de denúncias, solicitações, informações, elogios, reclamações e sugestões sobre a vacinação e ações contra a COVID. Os relatórios semanais, contendo dados sobre vacinação e ações desenvolvidas contra o coronavírus, foram disponibilizados aos gestores de determinadas subsecretarias internas, ao próprio gabinete da SESA e ao Ministério Público do Estado, respeitando o sigilo nos dados dos cidadãos.
A ouvidoria do SUS foi estruturada para realizar suas ações com foco na participação social, apoiando a gestão na implementação do SUS, garantindo que suas atividades se aproximem cada vez mais das discussões em artigos, publicações e estudos sobre o potencial da Ouvidoria do SUS na condução de práticas de gestão participativa e de democratização do acesso a informações.
A experiência da Ouvidoria da SESA também foi apresentada em eventos de outros estados (Paraná e Sergipe).