O jogo de Cartas foi sistematizado utilizando os princípios do Guia Alimentar para a população brasileira. Ajustado a partir de testes e validado. Foi aplicado em uma escola pública do ensino fundamental I de Salvador – BA.
O jogo “Jogando com a NOVA” é composto por um conjunto de 57 cartas, sendo:
– 18 Cartas Verdes – alimentos in natura ou minimamente processada;
– 18 Cartas Amarelas – alimentos processados;
– 18 Cartas Vermelhas – alimentos ultraprocessados;
– 03 Cartas Azuis – ingredientes culinários.
As cartas contêm somente a imagem dos alimentos e cabe ao jogador formar as trincas correspondentes. Assim, pode-se relembrar e exercitar a classificação dos alimentos de acordo com o nível de processamento destes.
As cartas dos elementos são divididas em cores com o objetivo de auxiliar os alunos a identificar os grupos a que pertencem: alimentos in natura são representados em cartas com elementos verdes; alimentos processados, em cor amarela; ultraprocessados e ingredientes culinários com elementos vermelhos.
O objetivo de cada jogador é se livrar de todas as suas cartas, encontrando as trincas que combinam os alimentos em suas versões in natura ou minimamente processada, processada e ultraprocessada, ou os ingredientes culinários (sal, açúcar e óleo) entre si. O jogador que fica sem cartas primeiro é o ganhador.
Preparação:
1. A cada rodada, podem participar de 3 a 5 jogadores;
2. Os jogadores jogam um dado, aquele que tirar o número mais alto faz a distribuição;
3. O jogador que estiver distribuindo as cartas embaralha e distribui 5 cartas para cada um. As cartas restantes devem ser colocadas viradas para baixo, formando a pilha de Compras.
Descrição do jogo:
1. O jogador à esquerda de quem estiver distribuindo as cartas começa o jogo, que seguirá em sentido horário;
2. Cada jogador deve comprar uma carta e descartar outra;
3. Ao longo das jogadas, deve-se formar as trincas que combinem corretamente os níveis de processamento dos alimentos ou os ingredientes culinários.
4. O vencedor será aquele que ficar sem cartas primeiro.
Exemplo: Se a carta na pilha de Compras for um morango, o jogador terá como objetivo encontrar a geleia de morango e a jujuba de morango. Se o jogador não tiver uma carta que combine, deve descartá-la. Se tiver, deverá descartar outra carta. Na sequência, deve passar a vez para o próximo jogador.
A ideia principal do jogo é fazer com que os alunos utilizem os conceitos da classificação NOVA para identificar aqueles alimentos que devem, preferencialmente, estar mais ou menos presentes na alimentação.
Esse jogo foi aplicado por uma equipe extensionista em turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Salvador, Bahia. O jogo foi realizado pelas turmas em uma única aula de 50 minutos, dividida em três momentos. No primeiro momento, a equipe extensionista fazia uma abordagem introdutória de cerca de 15 minutos sobre o Guia Alimentar para a população brasileira, com destaque para os critérios para escolha dos alimentos. Em seguida, as turmas foram divididas em grupos de 5 alunos, em que cada grupo recebeu um baralho. As regras do jogo foram devidamente explicadas. Nesse momento que durou aproximadamente 30 minutos, os alunos jogaram o “Jogando com a NOVA”, e cada grupo foi supervisionado por um discente extensionista e pela professora coordenadora do projeto. Ao término do jogo, os alunos foram questionados sobre o que acharam do jogo e puderam expor suas opiniões que, de modo geral, foi positiva.