A experiência foi fruto de uma atividade pedagógica realizada por discentes do curso de Nutrição da Universidade de Brasília em uma disciplina do segundo semestre da graduação. A proposta consistiu em desenvolver um material educativo de divulgação capaz de expressar ao público escolhido (comunidade acadêmica e estudantes) de forma lúdica, a importância dos aspectos microbiológicos, nutricionais e culturais para a promoção da alimentação adequada e saudável e estimular a reflexão do leitor sobre sistema alimentar e sua repercussão na alimentação da população.
A primeira etapa para elaboração da atividade proposta partiu do diagnóstico com uma investigação em nível domiciliar: fotografar interiores de geladeiras, de diferentes regiões administrativas de Brasília para analisar o contexto da alimentação adequada e saudável frente à nova ordem alimentar vigente. A turma, dividida em grupos, analisou as geladeiras, a partir dos aspectos nutricionais, microbiológicos e culturais com algumas perguntas norteadoras (Anexo 1).
Na segunda etapa os grupos apresentaram em aula as fotos das geladeiras e em discussão coletiva, debateram e estudaram diferentes estratégias de materiais informativo/educativos sobre a promoção da alimentação adequada e saudável. A terceira etapa foi de elaboração dos materiais educativos/instrutivos por cada grupo da disciplina, o grupo que elaborou o mangá realizou em torno de quatro reuniões via Teams para: definir o formato do material educativo e o conteúdo a ser passado, dividir a pesquisa das informações a serem incluídas na história, ajustar possíveis contratempos e escrever as falas dos quadrinhos que foram desenhados por um dos integrantes do grupo (Gabriel Farias).
A proposição da revista mangá foi uma ideia de todas as propostas e destacou-se pela criatividade, inovação de forma, de linguagem e abordagem interdisciplinar. A dinâmica pedagógica utilizada na disciplina foi coordenada por três professoras das três áreas em questão (composição dos alimentos, microbiologia e aspectos culturais/ambientais e comensalidade) mediando os encontros e o diálogo interdisciplinar de problematização durante o processo criativo para elaboração do mangá. É importante salientar que, a partir de um problema norteador, os estudantes, sob supervisão das docentes e monitoras da disciplina, realizam a busca das informações técnicas necessárias para a elaboração do material com o cuidado de adequar as imagens e a linguagem para o público desejado. Vale ressaltar que alguns desses conteúdos mais conteudistas que foram colocados como curiosidades entre os capítulos da história, sendo contados por um personagem tido como sábio, a grande mangueira.
A quarta etapa da atividade consistiu em divulgar o material produzido no Instagram da turma, @integranutri.unb (elaborado com este fim), a fim de alcançar comunidade acadêmica e estudantes pra aprender de uma forma lúdica e divertida. Por fim, a quinta etapa foi a de avaliar a experiência realizada, não houve analise formal, porém foi postado um quiz nesse mesmo Instagram da turma com perguntas que trazem aspectos ensinados no mangá e chama o público para interagir e comentar sobre a aprendizagem da experiência realizada.
O perfil de seguidores do Instagram da turma foi direcionado para o grupo de estudantes e comunidade acadêmica nas estratégias de divulgação do material produzido. Vale lembrar que o processo educativo potencializou duas dimensões de aprendizagem: a primeira na relação de aprendizado educador/educando na disciplina Integradora, onde a partir de uma relação dialógica os temas relacionados a alimentação e nutrição geraram um deslocamento no processo de ensino – aprendizagem inserindo os educandos como sujeitos – ativos do processo na relação com a produção do conhecimento. A segunda diz respeito ao material informativo/educativo em si e sua divulgação, que emerge como síntese do processo analítico – critico protagonizado pelo grupo ao longo da experiência.
Anexo 1
– O que a organização da geladeira pode revelar sobre os comportamentos das pessoas/famílias?
– Quais alimentos/comidas estão presentes? Eles são fontes de quais nutrientes?
– O que podemos visualizar no interior da geladeira relacionado a comensalidade e às influências culturais?
– Os alimentos/preparações presentes na geladeira são propícios para o crescimento de micro-organismos. Quais? Porque?
– A forma como esses alimentos/comidas estão acondicionados podem comprometer sua qualidade sensorial? Porque?
– As práticas culturais influenciam o acondicionamento dos alimentos/comidas na geladeira. Porque?
– Que tipo de situação pode alterar seu o valor nutricional dos alimentos/preparações/comida durante o processo de armazenamento na geladeira? Porque?
– Os alimentos/preparações presentes na geladeira podem provocar ou colocar em risco a saúde das pessoas?
– Há riscos de surtos de contaminação, intoxicação ou infecção alimentar? Porque?