Os conceitos norteadores do projeto se ancoram na diversidade transdisciplinar da literatura feminista, em especial para abordar os temas da inequidade de gênero em suas camadas interseccionais, da parentalidade, da feminização do cuidado e do protagonismo e participação social das mulheres na construção e fortalecimento das políticas públicas de saúde mental no Brasil. Durante todo o processo, do planejamento à ação, a equipe do projeto é estimulada a refletir sobre a especificidade técnica e conceitual das estratégias de cuidados em saúde voltadas para mulheres por meio do compartilhamento de experiências com as cuidadoras, de saberes interdisciplinares e de práticas interprofissionais que compõem o campo da atenção psicossocial. As ações se desenvolvem em três etapas contínuas e simultâneas embora previstas com metodologias específicas para cada fase.
1. Coletivo de Mulheres Cuidadoras :
O Coletivo Mulheres Cuidadoras desenvolve encontros online, seguindo a metodologia de Grupos de Ajuda e Suporte Mútuo em Saúde Mental (VASCONCELLOS, 2013) adaptada ao formato remoto síncrono a partir de duas modalidades: Encontro de Acolhimento (mensal) e Encontros do Coletivo de Mulheres Cuidadoras (quinzenal), ambos realizados pela plataforma Google Meet. Na data previamente divulgada por card pelas redes sociais do projeto (www.instagram.com/mulheres.cuidadora e Whatsapp), as participantes recebem o link de acesso para o encontro através de seu contato pessoal (whatsapp), garantindo um ambiente seguro e protegido de trocas de experiências com voz, escuta, imagem e movimento. Os encontros costumam acontecer quinzenalmente de 15h-17h, contando com a participação de aproximadamente 30 mulheres por encontro e são mediados pela equipe do projeto, produzindo relatórios e conteúdos (previamente autorizados pelas participantes) para as redes sociais.
O Coletivo Mulheres Cuidadoras se reúne quinzenalmente, mantendo um encontro aberto para o acolhimento de novas participantes e para a participação de profissionais de saúde/saúde mental e estudantes. O encontro mensal de acolhimento, portanto, se mantém aberto e rotativo permitindo a chegada de profissionais e estudantes da área da saúde/saúde mental, além de novas mulheres familiares que são recebidas pelas mulheres integrantes do Coletivo. O acolhimento é divulgado pelas redes sociais através de um link de acesso a um formulário (googleforms) para o cadastro inicial das interessadas, que podem se inscrever no grupo por demanda espontânea ou por indicação de amigas e de profissionais de serviços de saúde.
Além dos encontros online, o Coletivo se reune presencialmente no Espaço de Convivência organizado no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Trata-se de um encontro mensal organizado para e por aproximadamente 25 mulheres cuidadoras (familiares) que vivem na cidade do Rio de Janeiro ou munícipios mais próximos do Estado do Rio de Janeiro, que passaram a se conhecer pessoalmente, proporcionando um espaço físico afetuoso de rodas de conversa e atividades de autocuidado.
2. Curso Online de Extensão Mulheres Cuidadoras na Atenção Psicossocial
Como ação de educação em saúde, o curso online promoveu seis encontros de educação continuada nas temáticas de saúde mental e gênero, direitos previdenciários e cuidados comunitários, como temas de interesse recolhidos do Coletivo em diálogo com palestrantes convidadas. O curso contou com o envolvimento e mobilização de palestrantes de diferentes instituições e parcerias para sua execução, tais como: Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí, Instituto de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, GT Parentalidade e Equidade de Gênero da UFRJ, Associação de Familiares e Usuários de Criciúma/SC, Frente Estamira de CAPS (NUPPSAM/IPUB/UFRJ), Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, APACOJUM, Coletivo Participação de Usuários e Familiares, Programa de Educação Previdenciária – INSS/PEP/RJ, Curso de Pós Graduação de Psiquiatria e Psicanálise da Infância e Adolescência do SPIA/IPUB/UFRJ, Curso de Especialização em Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência do NUPPSAM/IPUB/UFRJ, Cursos de Graduação em Musicoterapia, Psicologia e Belas Artes da UFRJ, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP/IFRJ e Fórum Permanente de Centros de Convivência do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Convivência Trilhos do Engenho do Instituto Municipal Nise da Silveira – RJ, Projeto Transversões (UFRJ) e NASF Alegrete/Rio Grande do Sul.
O curso obteve 300 inscrições no período de 07 dias e foi realizado de modo remoto via googlemeet no período de 19/08/2022 a 04/11/2022, com transmissão ao vivo no Canal NUPPSAM/YOUTUBE, obtendo 1920 vizualizações ao longo das seis aulas. Ao final foram emitidos aproximadamente 90 certificados para participantes que concluíram as aulas de modo síncrono com 75% de participação nas aulas.