O objetivo da Frente pela Vida é lutar contra Pandemia de Covid-19, pela proteção da vida e defesa da democracia e do SUS. Tomou para si a tarefa de difundir as medidas protetivas, e lutar contra o negacionismo do governo. Abaixo relacionamos em ordem cronológica as principais atividades desenvolvidas pela FpV nos anos mais agudos da crise sanitária, 2020 e 2021.
29 de maio de 2020 - Lançamento do Manifesto da Frente pela Vida.
Em 09-06-20
Marcha pela Vida – 9-6-2020 Casos: 742.084, Mortes: 37.35
A iniciativa da Marcha originou-se a partir de esforço coletivo das entidades científicas da saúde coletiva (Abrasco, Cebes, Rede Unida e SBB), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), SBPC, CNBB, ABI e ANDIFES que, ao reconhecerem a necessidade urgente de mobilizar a sociedade brasileira diante da gravíssima crise sanitária, econômica, social e política instaurada no país a partir da declaração da pandemia, em março de 2016, organizaram uma intensa programação virtual para o dia 9 de junho de 2020. Participaram da Marcha pela Vida cerca de 600 entidades científicas, organizações e movimentos sociais. O evento se desdobrou da seguinte forma:
9h -12h: Atividades das Entidades e Movimentos
12h-13h: Tuitaço com as hashtags #MarchaPelaVida e #FrentePelaVida e uma Manifestação Virtual em Brasília, por meio do Manif.app
13h-15h: Painel de depoimentos de pessoas de todos os setores sociais em torno dos 6 eixos do documento-base da Frente pela Vida;
16h: Ato político de apresentação pública e, também, possivelmente no Congresso Nacional dos pontos essenciais da Marcha pela Vida contidos no documento-base.
18h-19h: Programação cultural
Declaração da Marcha disponível em: https://frentepelavida.org.br/marcha/
Em 24-06-20
Nota de solidariedade e pela vida
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/saude-da-populacao/nota-de-solidariedade-e-pela-vida/49605/
No momento em que foram contabilizadas nos registros oficiais mais de 50 mil vidas perdidas pela Covid-19 e mais de 1 milhão de casos, as entidades que fazem parte da Frente pela Vida publicaram esta nota para expressar seu profundo pesar e se solidarizar com todos aqueles que perderam seus entes queridos. As entidades também manifestaram toda a indignação com a incapacidade do Governo Federal e de alguns governos municipais e estaduais para lidar com esta grave crise sanitária.
Em 03-07-2020
Casos: 1.543.341, mortes: 63.254
Ato de Lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19
O Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 foi elaborado para ser uma resposta ao descaso do governo federal no combate à crise sanitária causada pela pandemia. As entidades da área da saúde, componentes da Frente pela Vida, elaboraram o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 a partir da contribuição de mais de 60 pesquisadores, membros do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e profissionais das diferentes áreas das ciências médicas, das ciências da saúde e das ciências sociais em saúde. O Plano foi divulgado amplamente em todas as mídias e seu lançamento foi feito em evento virtual com a presença de gestores, ativistas, parlamentares e pesquisadores.
Plano completo disponível em:
https://frentepelavida.org.br/uploads/documentos/PEP-COVID-19_v3_01_12_20.pdf
Em 24-07-20
Casos: 2.348.200, mortes: 85.385
Entrega formal do Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 ao Ministério da Saúde
Representantes de 13 entidades científicas da saúde, bioética e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que compõem a Frente pela Vida, foram recebidas em reunião virtual, pelo Ministério da Saúde. À ocasião, entregaram o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 aos secretários do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Medeiros, da Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), e Hélio Angotti da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE/MS). O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, também participou do evento.
Em 29-07-20
Envio de ofício das entidades da saúde da Frente pela Vida ressaltado urgência da recomposição do Centro de Operações de Emergência
Em ofício enviado na manhã de terça-feira, 28 de julho, entidades da saúde e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), integrantes da Frente Pela Vida, reforçaram a solicitação da inclusão de representantes da sociedade civil e do controle social no Centro de Operações de Emergência (COE) ao Ministério da Saúde (MS).
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/especial-coronavirus/entidades-da-saude-ressaltam-urgencia-da-recomposicao-do-centro-de-operacoes-de-emergencia/50711/
Em 04-08-20
Audiência Pública com parlamentares e CONASS sobre o Plano de Enfrentamento à Covid-19
“Um plano aberto e vivo, um instrumento de luta e de cobrança ao Estado”. Assim Gulnar Azevedo, presidente da Abrasco, apresentou o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 em audiência Pública da Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada ao acompanhamento das ações do Executivo.
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/especial-coronavirus/parlamentares-e-conass-comprometem-se-com-o-debate-do-plano-de-enfrentamento-a-covid-19/50913/
Em 08-08-20
Nota de Pesar e de Indignação pelos 100 Mil Brasileiros Mortos por Covid-19
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO – e as demais entidades que compõem a Frente Pela Vida manifestaram, por meio desta nota, o seu mais profundo pesar pelas vidas perdidas, muitas das quais evitáveis e que resultaram da inação e da irresponsabilidade para o enfrentamento da pandemia. Sentimo-nos entristecidos pelo sofrimento incalculável dos milhões de brasileiros infectados pela covid-19 e de seus familiares. Os números trágicos acima colocados não são fruto do acaso ou de um destino inexorável; ao contrário, são frutos das escolhas insensíveis e das decisões negligentes dos governantes.
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/posicionamentos-oficiais-abrasco/nota-de-pesar-e-de-indignacao-pelos-100-mil-brasileiros-mortos-por-covid-19/51024/
Em 10-10-20
Nota de pesar pelas 150 mil vidas perdidas
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/especial-coronavirus/pesar-pelas-150-mil-vidas-perdidas/53062/
Em 8 de agosto, a Abrasco e as entidades que compõem a Frente Pela Vida manifestaram o seu mais profundo pesar pela triste marca de 100 mil mortes registradas em decorrência da pandemia de Covid-19. Num esforço de mobilização e conscientização, a Frente Pela Vida marcou a data com mensagens, protestos, artigos e posicionamentos públicos, expressando indignação e tristeza pelo sofrimento que a pandemia de Covid-19 está causando à sociedade brasileira.
Em 23-10-2020
Casos: 5.519.528, mortes: 159.562
Ato de lançamento do Manifesto Ocupar escolas, proteger pessoas, recriar a educação (1ª versão)
O manifesto Ocupar escolas, proteger pessoas e recriar a educação foi organizado por um esforço conjunto das entidades da saúde e da educação para enfrentar os dilemas paralisantes e desorganizadores da educação, da escola e da saúde.
O texto, escrito por muitas mãos, expõe os desafios da educação durante a pandemia e propõe alguns caminhos possíveis para superá-los: fazer da crise sanitária uma oportunidade de fortalecer os laços com as comunidades escolares; reabrir e ocupar os espaços institucionais da educação, recriar a educação como construção de valores e a escola como espaço de criatividade e compartilhamento, de formação cidadã, de uma visão crítica da sociedade, de promoção de uma cultura de paz, solidariedade e colaboração.
A 1ª versão do manifesto Ocupar as escolas, proteger pessoas, recriar a educação está disponível em:
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/saude-da-populacao/ocupar-as-escolas-proteger-pessoas-recriar-a-educacao-lancamento-do-manifesto/53498/
Em 17-11-2020
Casos: 5.909.002, mortes: 166.743
Ato de lançamento da nova versão do Manifesto Ocupar Escolas, Proteger Pessoas, Valorizar a Educação
O ato de lançamento do manifesto reuniu representantes de diversas entidades da área de saúde e educação para debater sobre a retomada das atividades escolares no cenário da pandemia de Covid-19. Como aponta o próprio documento, o termo “retorno” é algo a ser questionado: “Não é possível retornar à vida, é preciso seguir e refazer, reinventar, é preciso fortalecer a educação cidadã”, destaca o texto. Assim, o documento traz a necessidade do fortalecimento das comunidades escolares para a avaliação acerca do melhor caminho a ser seguido, sempre com apoio na ciência e nas ações e serviços de saúde. Ao trazer tal abordagem e deslocar a questão da educação do simples dilema de voltar ou não às aulas para o campo de fortalecimento da comunidade, o manifesto também destaca os mais variados aspectos da vivência escolar, inclusive para o tratamento das desigualdades existentes na sociedade.
A 2ª versão do manifesto: Ocupar Escolas, Proteger Pessoas, Valorizar a Educação está disponível em:
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/lancamento-de-nova-versao-do-manifesto-conjunto-educacao-e-saude-destaca-autonomia-e-suporte-para-as-comunidades-escolares/54384/
Em 26-11-20
Divulgação do documento: O Brasil Precisa do SUS – Carta ao Povo Brasileiro
Documento elaborado pelas entidades componentes da Frente pela Vida no momento em que o país atingiu oficialmente as mais de 170 mil vidas perdidas para a Covid-19. A carta teve por objetivo expor todas as más condutas do governo federal durante a crise sanitária e pressionar para que fossem priorizados investimentos no Plano Nacional de Imunizações, na Atenção Primária, em especial na Estratégia Saúde da Família, na Vigilância em Saúde e nas Redes de Atenção para garantir medidas de prevenção, proteção, monitoramento de casos e seus contatos e assistência pelas equipes de saúde, atuando em suas comunidades, ciência, tecnologia e inovação em saúde para laboratórios públicos, produção de equipamentos, fármacos e material de proteção, além de cobrar que a vacina chegasse gratuitamente ao braço de toda a população.
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/posicionamentos-oficiais-abrasco/o-brasil-precisa-do-sus-carta-ao-povo-brasileiro/54458/
Em 07-12-2020
Plenária de mobilização para a campanha: O Brasil precisa do SUS
No dia 7 de dezembro, mais de 100 entidades estiveram reunidas em plenária organizada pelo movimento Frente pela Vida para reafirmar o compromisso na campanha O Brasil precisa do SUS. O objetivo da mobilização foi de valorizar, defender e fortalecer o SUS, e as primeiras ações tiveram por objetivo pressionar pela garantia do orçamento emergencial e novos investimentos, com a revogação da EC 95 e a organização de uma campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 ampla, transparente e efetiva.
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/plenaria-de-mobilizacao-para-a-campanha-o-brasil-precisa-do-sus-reune-mais-de-100-entidades/54811/
Em 15-12-2020
Casos: 7.506.890, mortes: 191.641
Ato nacional de lançamento oficial da Campanha “O Brasil Precisa do SUS – Carta ao Povo Brasileiro”
Ativistas, artistas, parlamentares, empresários, usuários, gestores e trabalhadores da saúde estiveram presentes para cobrar acesso à vacina contra Covid-19 em grande ato nacional da campanha.
Eixos de luta:
“Vacina para todas e todos! O Brasil Precisa do SUS.”
Documento disponível em:
https://www.abrasco.org.br/site/wp-content/uploads/2020/11/Carta-O-Brasil-precisa-do-SUS.pdf
Em 12-02-2021
Divulgação da Nota pública: “Frente Pela Vida cobra coordenação adequada das ações do governo para acelerar vacinação”
Nota disponível em:
http://www.susconecta.org.br/nota-publica-frente-pela-vida-cobra-coordenacao-adequada-das-acoes-do-governo-para-acelerar-vacinacao/
Em 07-01-21
Nota de pesar pelas 200 mil brasileiras e brasileiros mortos por Covid-19: nota de pesar e indignação da Frente Pela Vida
Em 7 de janeiro, o Brasil atingiu a inaceitável marca de 200 mil mortes por Covid-19 em dez meses, uma média de 20 mil mortes por mês, tornando-se o segundo país com o maior número de mortes em todo o mundo. À época, eram quase 10 milhões de pessoas com a infecção confirmadas; e a maioria destas, assim como a maioria das mortes, concentravam-se entre os mais pobres, que sempre tiveram acesso precário à saúde, à educação, ao saneamento básico e à moradia digna. As entidades componentes da Frente pela Vida publicaram nota de pesar:
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/posicionamentos-oficiais-abrasco/nota-de-pesar-e-indignacao-da-frente-pela-vida-pelas-200-mil-brasileiras-e-brasileiros-mortos-por-covid-19/55363/
Em 18-01-21
Ato de lançamento da Campanha em parceria com Direitos Já “Abrace a Vacina”
Com objetivo de disseminar entre a população brasileira as informações sobre a segurança e eficácia das vacinas para a Covid-19, a campanha Abrace A Vacina foi lançada em 18 de janeiro de 2021 durante evento transmitido pelas redes sociais. A campanha foi fruto de uma parceria de duas frentes da sociedade civil: a Frente pela Vida, que congrega as entidades do movimento sanitário e do controle social, entre elas, a Abrasco, e a Frente Direitos Já!
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/movimentos-sociais/lancamento-campanha-abrace-a-vacina/55537/
Em 02-02-21
Debate sobre a crise do capitalismo no Brasil com João Pedro Stédile
Em evento virtual ocorrido no dia 02 de fevereiro de 2021, organizado pela Frente pela Vida, o economista, professor e uma das principais lideranças da coordenação do Movimento Sem Terra (MST), avaliou que a humanidade vive uma crise estrutural do capitalismo que se expressa de forma cada vez mais violenta e que tem escancarado as desigualdades nos países considerados subdesenvolvidos. Ainda em sua fala, Stédile aproveitou a oportunidade para elogiar a atuação da Frente pela Vida, que segundo ele tem sido “vanguarda na conscientização do povo e orientação dos movimentos populares sobre o que fazer diante da pandemia”, ressaltando a bandeira da vacina para todas e todos, o auxílio emergencial e o fora Bolsonaro como pontos de unidade que devem ser estabelecidos em conjunto com as diferentes frentes em atuação na sociedade.
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/movimentos-sociais/stedile-covid19-frente-ampla-vacina/55919/
Em 12-02-21
Nota de posicionamento sobre: Mais doses, mais recursos e adequada coordenação das ações para acelerar a vacinação e proteger o Brasil
Em 12 de fevereiro, a Frente pela Vida soltou posicionamento oficial para pressionar pela aceleração da vacinação em todo o país, pois até 9 de fevereiro de 2021, menos de 2% da população havia recebido a primeira dose, e a média diária era de 171 mil doses administradas. Nesse ritmo, as entidades que compõem a Frente pela Vida estimavam que seriam necessários três anos e meio para vacinar 90% da população, o que agravaria ainda mais os efeitos econômicos, sociais e sanitários causados pela pandemia.
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/posicionamentos-oficiais-abrasco/mais-doses-mais-recursos-e-adequada-coordenacao-das-acoes-para-acelerar-a-vacinacao-e-proteger-o-brasil/56058/
Em 02-03-2021
Casos: 10.647.845, mortes: 257.562
Ato virtual “A maior calamidade de nossa história, o Brasil não pode se calar”
O Brasil não pode se calar! Ato pela saúde, pela vida e pela democracia!
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e demais entidades que compõem a Frente pela Vida entregaram o Manifesto aos parlamentares Afonso Florence, Paulo Fernando dos Santos, Alexandre Padilha e Jandira Feghali, que integram a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.
No Ato foram destacadas: a urgência para instalação da CPI da Saúde, a necessidade de apelo à OMS para ampliação da cota de cobertura vacinal no país e a criação de uma Comissão da Salvação Nacional.
Deputados e senadores destacam urgência para instalação da CPI da Saúde, sugerem um apelo à OMS para ampliação da cota de cobertura vacinal no país e a criação de uma Comissão da Salvação Nacional.
O manifesto destaca as mudanças que ameaçam os direitos sociais e as bases de financiamento da saúde e educação, impostas pela PEC Emergencial (PEC 186/2019), que tem votação prevista para esta quarta-feira (03/03).
O ato realizado pela Frente pela Vida defendeu o auxílio emergencial sem desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS), o reforço à vigilância epidemiológica, a vacina urgente para toda a população brasileira e o aprofundamento das medidas de isolamento social, que ocorre atualmente em diferentes estados.
Manifesto disponível em:
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/especial-coronavirus/frente-pela-vida-reuniu-milhares-em-ato-virtual-brasil-nao-pode-se-calar/56448/
Em 09-03-21
Divulgação da Nota “Covid-19: CNS e Frente Pela Vida denunciam calamidade no Brasil para instâncias internacionais”
O documento foi entregue presencialmente na sede da OPAS em Brasília, em nome da Frente pela Vida, pelo presidente do CNS. Ele pede apoio à Opas/OMS e ONU para que o Governo Federal fosse chamado à responsabilidade e alertado para as possíveis retaliações ao desrespeitar as normas sanitárias.
Nota disponível em:
https://www.abrasco.org.br/site/wp-content/uploads/2021/03/ONU-portugue%CC%82s.pdf
http://www.susconecta.org.br/wp-content/uploads/2021/03/ONU-ingle%CC%82s.pdf
http://www.susconecta.org.br/wp-content/uploads/2021/03/ONU-espanhol.pdf
Em 12-03-21
Casos: 11.368.316, mortes: 275.276 (1761)
O ato virtual formalizando apoio da Frente Pela Vida com a presença de Wellington Dias, governador do Estado do Piauí e coordenador do Fórum Nacional dos Governadores, e outros parlamentares, formalizou o apoio da Frente ao Pacto Nacional pela Vida e pela Saúde, uma resposta de 21 dos 27 governadores do país ao vazio deixado pelo Palácio do Planalto no controle da pandemia de Covid-19.
Em 24-03-21
Nota de pesar pelas 300 mil mortes por coronavírus: até quando nosso luto irá?
Em 24 de março, a Frente pela vida lançou posicionamento oficial de pesar pelas 300 mil vidas perdidas para a Covid-19. A nota divulgada ainda teve o objetivo de seguir denunciando a omissão do governo federal no enfrentamento da pandemia, apelar pela união de todos para salvar vidas e cobrar aceleração da vacinação em todos os cantos do Brasil, de forma organizada, com critérios claros, promovendo campanhas de comunicação.
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/300-mil-mortes-por-coronavirus-ate-quando-nosso-luto-ira/57281/
Em 29-03-21
Casos: 12.577.354, mortes: 314.268
Ato de lançamento do documento “Saúde, Educação e Assistência Social em defesa da vida e da democracia”
Com o objetivo de analisar e enfrentar as consequências desiguais da pandemia sobre a educação e chamando atenção da necessidade de proteger crianças e adolescentes, o documento foi lançado por entidades que participam da Frente pela Vida. Ele é fruto do trabalho após meses de conhecimentos compartilhados no qual o grupo devolve à sociedade alternativas fundamentadas, propostas para salvar vidas e garantir a dignidade das brasileiras e brasileiros. É uma resposta ao obscurantismo e ao negacionismo, um contraponto à descoordenação, omissões e sabotagem que marcam a gestão da crise sanitária no Brasil.
Este documento encontra-se disponível em:
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/saude-da-populacao/uniao-e-intersetorialidade-manifesto-saude-educacao-e-assistencia-social/57616/
Em 06-04-21
Ato de entrega a parlamentares do manifesto da Frente pela Vida em defesa da vacinação
Organizações de todo o Brasil se reuniram com parlamentares para apresentar um manifesto em defesa da ampla vacinação pública, da saúde e do SUS. Os posicionamentos contidos no documento vão de encontro às propostas apresentadas na PL 948/21, também chamada de “PL Fura-fila” por permitir que empresários comprem vacinas com isenção de impostos e tenham acesso às doses antes mesmo de grupos prioritários. O evento de lançamento aconteceu virtualmente na terça-feira (6) com transmissão ao vivo pela TV Abrasco.
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/parlamentares-recebem-manifesto-da-frente-pela-vida-em-defesa-da-vacinacao/57843/
Em 08-04-21
Diversas entidades da saúde entraram com ADPF no STF pedindo lockdown de 21 dias
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/entidades-da-frente-pela-vida-acionam-stf-por-lockdown-e-medidas-economicas/57884/
Em 09-04-21
Encontro da Frente pela Vida com presidente do Senado para mobilizar Congresso e STF na Semana da Saúde e clama: lockdown Já
Representantes das entidades que compõem a Frente Pela Vida e senadores do Partido dos Trabalhadores (PT) estiveram, em 9 de abril, reunidos por videoconferência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Eles fizeram um apelo ao presidente do Senado para, em caráter de extrema urgência, exigir a adoção de medidas severas de isolamento social, um lockdown nacional de 21 dias, além de um apoio financeiro emergencial de R$ 600, 00 aos desempregados, trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores individuais, pontos da Carta-Manifesto União para Salvar Vidas.
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/movimentos-sociais/frente-vida-congresso-e-stf/57990/
Em 16-04-21
Casos: 13.832.455, mortes: 368.749
Entrega da Manifestação da Frente pela Vida ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional UNIÃO NACIONAL PARA SALVAR VIDAS
Diante da maior calamidade sanitária de nossa história, a Frente pela Vida fez apelo aos ministros do Supremo Tribunal Federal e aos membros do Congresso Nacional para que agissem, em caráter de urgência, para unir a nação e salvar vidas. O grave quadro epidemiológico, que está levando ao colapso do sistema de saúde em vários estados, exige a adoção imediata e sem hesitação de medidas restritivas rígidas da circulação de pessoas com adoção de lockdown por 21 dias, coordenado nacionalmente para a redução da transmissão da Covid-19 e interrupção dos óbitos de brasileiras e brasileiros. Para serem efetivamente implementadas essas medidas têm que ser acompanhadas por um auxílio financeiro emergencial no valor de 600 reais, a ser pago aos desempregados, trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores individuais enquanto durar a pandemia, assim como por um apoio efetivo, com créditos não reembolsáveis às micro e pequenas empresas para que mantenham seus empregados com os respectivos salários.
A Manifestação teve como eixos de luta:
Lockdown e auxílio financeiro já!
Vacinação para todos no SUS!
Fortalecer a vigilância da saúde, a atenção básica, a assistência hospitalar e a assistência farmacêutica!
Financiamento adequado para o SUS!
Manifesto disponível em:
https://www.abrasco.org.br/site/wp-content/uploads/2021/04/Manifestacao-da-Frente-pela-Vida-ao-Supremo-Tribunal-Federal-e-ao-Congresso-Nacional.docx_-1.pdf
Em 27-04-21
Casos 14.441.563, mortes: 395.022
Ato em apoio a da ADPF/822 e clamam: Lockdown com Auxílio já
Em ato transmitido ao vivo pela TV Abrasco, que contou com a presença das entidades signatárias da ADPF e novas entidades apoiadoras da causa, a Frente pela Vida se reuniu para apoiar a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 822, que responsabiliza o Executivo pela calamidade sanitária causada pela pandemia de Covid-19 e solicita que o STF instrua pelo lockdown nacional e o devido auxílio emergencial digno para garantir a sobrevivência de trabalhadores brasileiros.
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/especial-coronavirus/entidades-se-reunem-para-apoiar-adpf-822-e-clamam-lockdown-e-auxilio-ja/58777/
Em 29-04-21
Nota de pesar por 400 mil mortes por Covid 19
Em 06-05-21
Divulgação de posicionamento: O Brasil precisa impor urgentemente restrições a voos vindos da Índia: Nota da Frente Pela Vida.
A Frente pela Vida apelou, por meio de posicionamento oficial, às autoridades da República para que adotassem com a máxima urgência restrições à chegada de pessoas da Índia ao território brasileiro, conforme vem sendo adotado por diversos países, visando a proteção da população diante da descoberta de novas cepas do coronavírus descobertas no país asiático. As medidas propostas deveriam ser adotadas em acordo com o governo indiano, assegurando a reciprocidade do tratamento entre os dois países e sem comprometer o transporte de produtos essenciais como os ingredientes farmacêuticos ativos necessários para a produção de vacinas.
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/posicionamentos-oficiais-abrasco/o-brasil-precisa-impor-urgentemente-restricoes-a-voos-vindo-da-india-nota-da-frente-pela-vida/59113/
Em 25-05-21
Nota de pesar por 450 mil mortes por Covid-19. O Brasil não pode se calar
Em 26-05-21
Divulgação da Carta da Frente pela Vida ao Congresso Nacional
As entidades componentes da Frente pela Vida lançaram carta pública, endereçada ao Congresso Nacional, na qual manifestaram a revolta com a inadmissível marca de mais de 450 mil brasileiras e brasileiros mortos pela Covid-19. A carta sinalizou que a desvalorização da vida e as desigualdades sociais serviram de terreno fértil para o vírus no Brasil, reforçando que as populações vulnerabilizadas foram as que mais morreram por conta da doença e a rápida disseminação do vírus entre trabalhadoras e trabalhadores de serviços essenciais e informais, em meio à situação de esgotamento do setor saúde, exaustão de profissionais e da capacidade dos serviços em várias cidades.
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/carta-da-frente-pela-vida-ao-congresso-nacional/59576/
Em 09-06-21
2ª Marcha pela Vida – Um ano de luta e luto
Casos: 17 037 129, mortes 476 792
Na iminência de alcançarmos a marca de meio milhão de mortos pela pandemia de covid-19, a Frente pela Vida lança manifesto para pressionar o governo federal a acelerar as medidas de combate ao coronavírus, apesar da recente diminuição da média móvel diária de mortes para 2.000 nas últimas semanas. As entidades signatárias do documento afirmam que esse alto patamar não pode ser naturalizado e consideram imprescindível que a responsabilidade pelos casos e mortes evitáveis ocorridos durante a pandemia seja rigorosamente apurada. Apoiam o importante papel da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada pelo Senado Federal, na evidência e apoiam que haja punição às pessoas envolvidas no genocídio do povo brasileiro, sendo fundamental que as investigações cheguem até as suas últimas consequências.
https://www.abrasco.org.br/site/noticias/posicionamentos-oficiais-abrasco/manifesto-da-2a-marcha-pela-vida-um-ano-de-luta-e-luto/60004/