APSREDES

O papel dos Protocolos de Enfermagem no município de Jaraguá do Sul (SC) como modificador no cenário da Atenção Primária em Saúde

Ampliação do escopo de práticas

O processo de implantação dos Protocolos de Enfermagem no Município de Jaraguá do Sul iniciou-se em julho de 2018 com assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o município de Jaraguá do Sul e o Coren/SC.

A partir da experiência de Florianópolis, a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul instituiu a Comissão Permanente de Implantação, Monitoramento e Avaliação dos Protocolos de Enfermagem, que coordenou o processo de Implantação e atualmente realiza o monitoramento e avaliação constante do processo de trabalho. A iniciativa tinha por objetivo instituir a prática Clínica Efetiva por parte dos enfermeiros visando maiores níveis de satisfação do usuário, unidos a uma atenção à saúde personalizada e resolutiva.

A partir dos protocolos, a consulta de enfermagem, a prescrição de medicamentos, a requisição de exames,  o acolhimento humanizado, bem como a escuta qualificada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram incorporados na rotina de trabalho das equipes, mudando radicalmente o fluxo de atendimento.

Como resultado destas mudanças, em maio de 2019, a secretaria zerou a fila de primeira consulta para a APS. O resultado foi alcançado considerando-se o direcionamento das agendas das UBS para o atendimento de 70% das demandas espontâneas dos usuários e 30% para o atendimento da demanda programada, conforme orientação do Ministério da Saúde, bem como os mutirões de atendimento na APS realizados no período.

A experiência de Jaraguá do Sul demonstra uma transformação da realidade local no fluxo de atendimento dentro das UBS, permitindo ao usuário do SUS ter sua demanda atendida, a partir da ótica da interdisciplinar  e multidisciplinar.