APSREDES

Em artigo publicado no jornal científico NEJM Catalyst Innovations in Care Delivery, médicos do hospital Papa Giovanni XXII, em Bergamo, no epicentro da Covid-19 na Itália, falam sobre a importância do isolamento social e sobre uma resposta coordenada do sistema de saúde.

O Portal da Inovação na Gestão do SUS traduziu o artigo para a língua portuguesa, confira abaixo:

 

No epicentro das crises pandêmicas e humanitárias do Covid-19 na Itália: perspectivas de mudança na preparação e mitigação

Em um hospital de Bergamo, profundamente afetado pela pandemia do Covid-19, médicos exaustos refletem sobre como se preparar para o próximo surto.

 

Sumário

Em uma pandemia, o atendimento centrado no paciente é inadequado e deve ser substituído pelo atendimento centrado na comunidade. As soluções para o Covid-19 são necessárias para toda a população, não apenas para hospitais. A catástrofe que se desenrola na rica Lombardia pode acontecer em qualquer lugar. Os médicos de um hospital do epicentro pedem um plano de longo prazo para a próxima pandemia.

Trabalhamos no Hospital Papa Giovanni XXIII em Bergamo, uma nova instalação de ponta com 48 leitos de terapia intensiva. Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, este é o epicentro da epidemia italiana, listando 4.305 casos neste momento – mais do que Milão ou em qualquer outro lugar do país (Figura 1). A Lombardia é uma das regiões mais ricas e densamente povoadas da Europa e agora é a mais severamente afetada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou 74.346 casos confirmados em laboratório na Europa em 18 de março – 35.713 deles na Itália.

Nosso próprio hospital está altamente contaminado e estamos muito além do ponto de inflexão: 300 dos 900 leitos são ocupados por pacientes do Covid-19. Totalmente 70% dos leitos de UTI em nosso hospital são reservados para pacientes Covid-19 gravemente enfermos, com uma chance razoável de sobreviver. A situação aqui é sombria, pois operamos bem abaixo do nosso padrão normal de atendimento. Os tempos de espera para uma cama de terapia intensiva duram horas. Pacientes mais velhos não estão sendo ressuscitados e morrem sozinhos sem cuidados paliativos adequados, enquanto a família é notificada por telefone, muitas vezes por um médico bem-intencionado, exausto e emocionalmente esgotado, sem contato prévio.

Mas a situação na área circundante é ainda pior. A maioria dos hospitais está superlotada, quase colapsando, enquanto medicamentos, ventiladores mecânicos, oxigênio e equipamentos de proteção individual não estão disponíveis. Os pacientes estaão deitados em colchões no chão. O sistema de saúde luta para oferecer serviços regulares – até cuidados com a gravidez e o parto – enquanto os cemitérios estão sobrecarregados, o que criará outro problema de saúde pública. Nos hospitais, os profissionais de saúde e a equipe auxiliar estão sozinhos, tentando manter o sistema operacional. Fora dos hospitais, as comunidades são negligenciadas, os programas de vacinação estão em espera e a situação nas prisões está se tornando explosiva sem distanciamento social. Estamos em quarentena desde 10 de março. Infelizmente, o mundo exterior parece inconsciente de que em Bergamo, esse surto está fora de controle.

Os sistemas ocidentais de assistência à saúde foram construídos em torno do conceito de assistência centrada no paciente, mas uma epidemia requer uma mudança de perspectiva em direção a um conceito de assistência centrada na comunidade. O que estamos aprendendo dolorosamente é que precisamos de especialistas em saúde pública e epidemias, mas esse não foi o foco dos tomadores de decisão nos níveis nacional, regional e hospitalar. Não temos experiência em condições epidêmicas, orientando-nos a adotar medidas especiais para reduzir comportamentos epidemiologicamente negativos.

Por exemplo, estamos aprendendo que os hospitais podem ser os principais portadores do Covid-19, pois são rapidamente povoados por pacientes infectados, facilitando a transmissão para pacientes não infectados. Os pacientes são transportados pelo nosso sistema regional, o que também contribui para a disseminação da doença, à medida que suas ambulâncias e seu pessoal se tornam rapidamente vetores. Os profissionais de saúde são portadores assintomáticos ou doentes sem vigilância; alguns podem morrer, incluindo jovens, o que aumenta o estresse daqueles na linha de frente.

Esse desastre poderia ser evitado apenas pela implantação maciça de serviços de atenção próximos às comunidades. Soluções contra a pandemia são necessárias para toda a população, não apenas para hospitais. O atendimento domiciliar e as clínicas móveis evitam movimentos desnecessários e liberam a pressão dos hospitais. A oxigenoterapia precoce, oxímetros de pulso e nutrição podem ser entregues nas residências de pacientes levemente doentes e convalescentes, estabelecendo um amplo sistema de vigilância com isolamento adequado e alavancando instrumentos da telemedicina inovadora. Essa abordagem limitaria a hospitalização ao grupo específico com doença grave, diminuindo o contágio, protegendo pacientes e profissionais de saúde e minimizando o consumo de equipamentos de proteção. Nos hospitais, a proteção do pessoal médico deve ser priorizada. Não deve haver folga nos protocolos; equipamentos devem estar disponíveis. As medidas para prevenir a infecção devem ser implementadas massivamente, em todos os locais e inclusive nos veículos. Precisamos de pavilhões e operadores dedicados ao hospital Covid-19, separados das áreas livres de vírus.

Esse surto é mais do que um fenômeno de terapia intensiva, é uma crise de saúde pública e humanitária. Requer cientistas sociais, epidemiologistas, especialistas em logística, psicólogos e assistentes sociais. Precisamos urgentemente de agências humanitárias que reconheçam a importância do envolvimento local. A OMS declarou profunda preocupação com a disseminação e gravidade da pandemia e com os níveis alarmantes de inação. No entanto, são necessárias medidas ousadas para retardar a infecção. O bloqueio é fundamental: o distanciamento social reduziu a transmissão em cerca de 60% na China. Mas um pico adicional provavelmente ocorrerá quando medidas restritivas forem relaxadas para evitar um grande impacto econômico. Precisamos fortemente de um ponto de referência compartilhado para entender e combater esse surto. Precisamos de um plano de longo prazo para a próxima pandemia.

O coronavírus é o Ebola dos ricos e requer um esforço transnacional coordenado. Não é particularmente letal, mas é muito contagioso. Quanto mais medicalizada e centralizada a sociedade, mais disseminado o vírus. Essa catástrofe que se desenrola na rica Lombardia pode acontecer em qualquer lugar.

 

Por Mirco Nacoti, MD, Andrea Ciocca, MEng, Angelo Giupponi, MD, Pietro Brambillasca, MD, Federico Lussana, MD, Michele Pisano, MD, Giuseppe Goisis, PhD, Daniele Bonacina, MD, Francesco Fazzi, MD, Richard Naspro, MD, et al.

21 de março de 2020

Confira o artigo original em https://catalyst.nejm.org/doi/full/10.1056/CAT.20.0080

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe