APSREDES

Debate – 19/05 – Perspectivas de utilização de leitos privados na saúde pública: possibilidades na resposta à Covid-19

No enfrentamento da pandemia de Covid-19, alguns países vêm adotando e combinando diferentes estratégias para absorver o aumento da demanda por internações hospitalares, especialmente por leitos de UTI. Uma destas estratégias é representada pela contratação ou requisição de leitos em hospitais privados.

No Brasil, com o crescimento de número de casos graves da Covid-19, está em discussão a implementação de uma “fila única”, que permita a hospitalização de pacientes do SUS em leitos privados. A desproporção entre usuários e leitos de UTI dos dois sistemas é o principal argumento utilizado.

Este assunto será o tema do debate Perspectivas de utilização de leitos privados na saúde pública: possibilidades na resposta à Covid-19, que será transmitido pelo Portal da Inovação na Gestão do SUS, na próxima terça-feira (19/05), às 17h15. O objetivo é proporcionar informações sobre as experiências de outros países com o uso de leitos privados pelo Estado e discutir forças e fragilidades desta opção no contexto brasileiro.

Participam do debate: Renato Tasca, coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS no Brasil; Adriano Massuda, da Escola de Administração do Estado de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – Saúde (EAESP FVG – Saúde); Henrique Sutton de Sousa Neves, do Hospital Albert Einstein/ANAHP; Leonardo Vilela, assessor do Conass. A moderação será da coordenadora da EAESP FGV – Saúde, Ana Maria Malik.

Quando: 19/05, de 17:15 às 18:30

Convidados:
• Apresentação: Panorama internacional de casos de integração público-privado na resposta à pandemia. Renato Tasca, OPAS/OMS Brasil
• Comentários e reflexões sobre o Brasil:
o Adriano Massuda, EAESP FGV – Saúde.
o Henrique Sutton de Sousa Neves, Hosp. Albert Einstein/ANAHP.
o Leonardo Moura Vilela, CONASS.
• Moderadora: Ana Maria Malik, EAESP FGV – Saúde.
Organizadores: Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Escola de Administração do Estado de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – Saúde (EAESP FVG – Saúde) e a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil.

Transmissão: Portal da Inovação em Saúde – www.apsredes.org ou no facebook @ inovacaoemsaude

Envie perguntas para www.apsredes.org/participe

Solicitação de certificado – www.apsredes.org/certificado

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe