APSREDES

APS Forte: Práticas no combate à Covid-19 nas comunidades

O Portal da Inovação  na Gestão do SUS traz três experiências de serviços da Atenção Primária à Saúde que promovem ações diferenciadas para atender a comunidade durante a pandemia de Covid-19. As unidades de saúde ficam nos bairros de Rubem Berta, em Porto Alegre; de Paraisópolis, em São Paulo; e do Catumbi, no Rio de Janeiro.

O objetivo deste encontro virtual é discutir alternativas para o trabalho das equipes da Atenção Primária à Saúde durante a emergência sanitária. Existem diferentes opções de reorganização do modelo de atenção da APS para responder à pandemia. Cada lugar tende a escolher a solução que mais se adapta ao contexto e aos recursos disponíveis. Muitas dessas soluções são criativas e inovadoras, compartilhá-las significa proporcionar aos gestores elementos importantes para orientar suas escolhas.

O Programa “Fica em Casa”, da Unidade Básica de Saúde Costa e Silva, no bairro Rubem Berta em Porto Alegre é um programa de rádio gravado pelos profissionais da unidade, transmitido via aplicativo de celular para os moradores do bairro. Já na Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, no bairro Catumbi no Rio de Janeiro, a mobilização promovida pela equipe de saúde visa proteger as pessoas mais vulneráveis do bairro, por meio de ações intersetoriais. O Projeto Casulo – Isolamento Centralizado na Comunidade Paraisópolis, em São Paulo, utiliza duas escolas estaduais do bairro como centro de acolhimento para pessoas sintomáticas respiratórias.

O debate será transmitido no dia 14 de maio, às 17h, por meio do site apsredes.org. O público pode enviar perguntas para o endereço apsredes.org/participe.

Participantes:

  • Representantes das Experiências:
    • Unidade Básica de Saúde Costa e Silva, Porto Alegre/RS: Mayara Floss
    • Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, Rio de Janeiro/RJ: Rafael Cangemi
    • Projeto Casulo – Isolamento Centralizado na Comunidade Paraisópolis, São Paulo/SP: Patrícia Chueiri
  • Moderador: Renato Tasca (OPAS/OMS)
  • Debatedor: Dirceu Klitzke (SAPS/Ministério da Saúde)

Assista em apsredes.org

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe