O público alvo foi a população portadora de hipertensão e diabetes, entretanto também serviu como atividade de prevenção contra essas comorbidades, pois a população geral foi convidada.
Foram convidadas toda a população municipal, comparecendo nos encontros 61 pessoas.
Partiu-se da problemática envolvendo o grande número de pacientes hipertensos e diabéticos cadastrados na Estratégia Saúde da Família Campo Místico (ESF), resistentes ao tratamento e que não conseguem frequentar a unidade em horário de funcionamento, criou-se o projeto, buscando prevenir ou controlar os níveis glicêmicos e pressóricos dos pacientes através de um grupo de apoio com palestras e trocas de experiências , destacando o quanto essas doenças silenciosas trazem complicações que podem ser fatais.
O trabalho teve como objetivo principal a busca ativa de diabéticos e hipertensos cadastrados na área de abrangência da ESF Campo Místico, para participação do projeto de controle e prevenção dessas comorbidades, e consequentemente cativar a população resistente ao tratamento a estar frequentando a unidade através de estratégias diferenciais.
Para a execução do projeto foi realizada uma reunião com a equipe da ESF, juntamente com o Coordenador da Atenção Primária do município, para discutir sobre o alto índice de hipertensos e diabéticos pertencentes a área de abrangência da unidade.
A equipe optou pela busca ativa dos 2.789 indivíduos cadastrados, sendo eles 687 hipertensos e 244 diabéticos, procurando identificar principalmente àqueles que não fazem acompanhamento médico e são resistentes ao tratamento, para garantir melhor qualidade de vida aos mesmos, prevenindo complicações associadas a essas doenças, em conjunto ao atendimento médico em horário estendido quinzenalmente, para que a população trabalhadora portadoras dessas condições tenham acesso ao serviço de saúde .
Foi entregue no primeiro encontro um cartão fidelidade para cada participante, orientando a participação em todos os encontros e o empenho na mudança dos hábitos de vida para atingir melhora dos níveis pressóricos e glicêmicos, proporcionando sorteio de um prêmio como recompensa ao final.
Os encontros aconteceram e acontecerão com diversos profissionais, entre eles, psicóloga, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, farmacêutico, e médico clínico geral, todos abordando sobre a alimentação saudável e mudanças de hábitos para melhorar a saúde e a vida.
Para análises de resultados foram computados os valores de glicemia capilar e pressão arterial durante todos os encontros, permitindo comparar o antes e depois de cada paciente.
O projeto possibilitou a integração comunidade, escola e atenção primária, fortalecendo a saúde pública local com ações e cuidados aos hipertensão e diabéticos. Houve uma boa adesão ao projeto por parte dos pacientes, atribuindo importância ao cartão fidelidade, mostrando-os entusiasmados com o prêmio final, consequentemente aumentando o número participantes no decorrer dos encontros.
Considerou-se um aumento de 183% no número de participantes do primeiro para o último encontro, dos quais 20 pacientes conseguiram melhorar ou controlar os níveis pressóricos e glicêmicos enquanto os outros se mantiveram os valores.
Já os atendimentos em horário estendido possibilitaram a oferta de atendimento para pacientes que não conseguiam frequentar a unidade das 08:00 h às 17:00 h e conseguem no horário de 17:00 h às 20:00 h. Em 2024 em apenas 5 meses desde o inicio do novo horário foram realizados 52 atendimentos e 44 em apenas 5 meses de 2025, não tendo diferença significativa entre o sexo feminino e masculino.
Desta forma o ESF Campo Místico destacou-se em Bueno Brandão por proporcionar satisfação dos pacientes que utilizam o serviço neste horário e também dos pacientes que são atendidos durante o horário normal, pois houve uma redução no tempo de espera.
A ideia de palestras com outros profissionais aguça a ida até o encontro para troca de experiências, através disso passam a utilizar o grupo de apoio para ressignificar a vida, interagindo com pessoas que também enfrentam desafios semelhantes.