Para a execução do projeto foi realizada uma reunião com a equipe da ESF, juntamente com o Coordenador da Atenção Primária do município, para discutir sobre o alto índice de hipertensos e diabéticos pertencentes a área de abrangência da unidade.
A equipe optou pela busca ativa dos 2.789 indivíduos cadastrados, sendo eles 687 hipertensos e 244 diabéticos, procurando identificar principalmente àqueles que não fazem acompanhamento médico e são resistentes ao tratamento, para garantir melhor qualidade de vida aos mesmos, prevenindo complicações associadas a essas doenças, em conjunto ao atendimento médico em horário estendido quinzenalmente, para que a população trabalhadora portadoras dessas condições tenham acesso ao serviço de saúde .
Foi entregue no primeiro encontro um cartão fidelidade para cada participante, orientando a participação em todos os encontros e o empenho na mudança dos hábitos de vida para atingir melhora dos níveis pressóricos e glicêmicos, proporcionando sorteio de um prêmio como recompensa ao final.
Os encontros aconteceram e acontecerão com diversos profissionais, entre eles, psicóloga, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, farmacêutico, e médico clínico geral, todos abordando sobre a alimentação saudável e mudanças de hábitos para melhorar a saúde e a vida.
Para análises de resultados foram computados os valores de glicemia capilar e pressão arterial durante todos os encontros, permitindo comparar o antes e depois de cada paciente.