APSREDES

Quantidade de inscritos no Laboratório de Inovação sobre a Segurança do Paciente supera expectativa da comissão organizadora

O Laboratório de Inovações e reconhecimento de boas práticas sobre Segurança do Paciente na Saúde Suplementar recebeu 71 inscrições de experiências durante o período previsto no edital, encerrado no último dia 10 de maio. A Comissão Organizadora e Julgadora, composta por integrantes da OPAS/OMS no Brasil, servidores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), representantes do Ministério da Saúde e de membros do Comitê Nacional de Segurança do Paciente, começou a analisar as experiências nesta segunda-feira (15/5), em reunião realizada em Brasília. O grupo continuará reunido até a próxima quarta-feira (17/05) para analisar todas as inscrições.

“O número de inscrições superou a nossa expectativa porque é a primeira vez que a OPAS e ANS lançam este tema de Laboratório. A ampla participação nos mostrou a preocupação do setor em desenvolver projetos sobre o tema e agora vemos projetos bem consistentes”, diz a coordenadora do Portal da Inovação na Gestão do SUS, Alejandra Carrillo. “Nós sabemos que o setor privado da saúde realiza muitas iniciativas sobre a Segurança do Paciente, mas contar com a disposição das equipe em escrever os trabalhos e compartilhá-los superou a nossa expectativa e é motivo de muita alegria para nós da ANS. Acredito que o sucesso das inscrições foi, além da ampla divulgação que demos nos meios formais de comunicação, o alcance das redes sociais”, aponta a coordenadora substituta de Indução à Qualidade dos Prestadores da ANS, Andréia Abib.

A avaliação das experiências será realizada em duas etapas. Nesta primeira, a Comissão avalia a pertinência dos dados das inscrições face aos critérios do edital, como verificar se a prática inscrita está fundamentada em evidências científicas, e atribuirá uma nota de 0 a 100 pontos. Na segunda etapa de avaliação, as experiências selecionadas na 1a fase terão prazo de 30 dias para enviar o resumo expandido da experiência, conforme previsto no edital. A divulgação da 1a etapa está prevista para o dia 18 de maio, conforme o cronograma publicado no edital.

Integram a Comissão Organizadora e Julgadora do Laboratório de Inovação: os consultores da OPAS, Felipe Carvalho, Alexandre Ramos Florêncio, Alejandra Carrillo e Fernando Leles; Reinaldo Fernandes, representante do Ministério da Saúde; José Felipe Costa e Andréia Abib, da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Luciana Yumi, Julia Vidal e Ana Maria Lacerda, integrantes membros do Comitê Nacional de Segurança do Paciente.

Categorias do Laboratório

O tema desta 1a edição do Laboratório de Inovações é Mudanças Culturais para a Segurança do Paciente, que abrange as seguintes categorias:

  1. Inovação em Segurança do Paciente no Brasil, voltado para projetos que comprovem avanços em qualidade e segurança do paciente a partir de práticas inovadoras no país.
  2. Comunicação em Segurança do Paciente, com vistas às iniciativas que demonstrem o monitoramento da capacidade do prestador em envolver o paciente nas decisões relativas a sua saúde e sua preocupação/capacidade de escuta e comunicação do prestador.
  3. Aprendizado em Segurança do Paciente, com vistas às iniciativas que demonstrem resultados relacionados à educação dos profissionais de saúde, priorizando a prevenção, uma cultura de diálogo, a partir da responsabilização ética em lugar da culpabilização.
  4. Núcleo de Segurança do Paciente do Ano, voltado para projetos que evidenciem uma gestão estruturada, organizada e continuada de Núcleos de Segurança do Paciente

Para cada categoria, a Comissão Organizadora e Julgadora escolherá um projeto vencedor que será apresentado em seminário a ser realizado no segundo semestre de 2017. As demais experiências selecionadas receberão um certificado de reconhecimento da ANS pela inovação e boas práticas adotadas. As experiências finalistas também serão divulgadas nos sites das instituições participantes e  comporão uma publicação técnica da ANS e da OPAS intitulada Inovação na Gestão.

Acesse o edital (acesse).

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe