APSREDES

Programação dos Laboratórios de Inovações no XXXII Congresso do Conasems

Experiências dos Laboratórios de Inovações sobre Atenção à Saúde de Adolescentes e Jovens e sobre Gestão do Trabalho no SUS participam pelo terceiro ano consecutivo do Congresso do Conasems, agora em Fortaleza, no dia 2 de junho. A roda de conversa intitulada Saúde de Adolescentes e Jovens: experiências de sucesso ocorrerá das 13h30 às 15h e a mesa redonda que abordará o tema Gestão do Trabalho – Planos de Cargo, Carreiras e Salários Regional será realizada das 15h15 às 16h45, ambas na casa da Opas, localizada na Vila SUS.

O Laboratório de Inovações é uma ferramenta de gestão do conhecimento desenvolvida pela Opas Brasil em parceria com Ministério da Saúde com objetivo de sistematizar iniciativas que respondem positivamente a desafios dos serviços e sistemas de saúde. A iniciativa parte do pressuposto de que a inovação é a introdução intencional e aplicação em um grupo ou organização de ideias, de processos, de produtos ou de procedimentos novos destinados a produzir benefícios significativos para indivíduos, grupos ou à comunidade em geral. Os trabalhos dos Laboratórios são divulgados por meio do Portal da Inovação em Saúde (acessado em apsredes.org), que reúne experiências e publicações sobre os temas abordados.

Saúde de Adolescentes e Jovens

Os projetos Multiplicadores da Vida da prefeitura de Campo Bom (RS) e MOVE da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo participarão da roda de conversa às 13h30, na Cada da Opas. As experiências estão entre as oito selecionadas pelo Laboratório de Inovações que permitiu conhecer a realidade da atenção prestada a adolescentes e jovens no país, público que soma 51 milhões de brasileiros. A experiência de Campo Bom capacita, há 11 anos, adolescentes para serem multiplicadores de temas sobre saúde, especialmente, questões de sexualidade, gênero, prevenção de doenças transmissíveis, de violência doméstica e de abusos de crianças. Os adolescentes utilizam o espaço da escola para orientar seus pares e assim aproximá-los aos serviços prestados pela Unidade Básica de Saúde. Já o projeto MOVE, da Santa Casa de Misericórdia, trabalha com adolescentes da microrregião de Jaçanã para conscientizá-los sobre os malefícios ocasionados pelo consumo de drogas, também tendo a escola como o foco da multiplicação do conhecimento.

Mesa de redonda Gestão do Trabalho – Planos de Cargo, Carreiras e Salários Regional

O Laboratório da Gestão do Trabalho no SUS realizará a mesa redonda para apresentar as experiências das secretarias de saúde do município de Betim (MG) e do Estado do Mato Grosso que inovaram ao fortalecer o espaço de diálogo entre o trabalhador e o governo para discutir, entre outro temas, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Na oportunidade, também será discutida questões sobre a Mesa de Negociações Permanente do SUS e PCCS do âmbito do Estado e da região de saúde.

O Laboratório de Inovações permitiu sistematizar as experiências selecionadas via prêmio InovaSUS e divulgar o conhecimento entre trabalhadores e gestores do setor saúde. Entre as conquistas da Mesa de Negociação em Saúde de Betim estão a realização de concurso público, regularização das carreiras de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Controle de Endemias, implantação do sistema de biometria da SMS de Betim, entre outros. Já o Plano de Cargos e Carreiras do Estado da SES de Mato Grosso foi resultado de três de negociação entre trabalhadores e governo estadual.

Agenda:

Dia – 2 de junho

Horário – Das 13h30 às 17h

Local – Casa da Opas – Vila SUS

Saiba Mais – apsredes.org

Por Vanessa Borges, para o Portal da Inovação em Saúde

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe