APSREDES

Práticas inovadoras em Segurança do Paciente recebem certificados da ANS e da OPAS

Representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da Organização Pan-Americana da OPAS realizaram a entrega dos certificados de reconhecimento das sete experiências do setor privado de saúde selecionadas no Laboratório de Inovação e Reconhecimento a Boas Práticas sobre Segurança do Paciente na Saúde Suplementar. A cerimônia ocorreu, na terça-feira 29, durante o “3o Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde”, em São Paulo.  “É fundamental o reconhecimento de projetos que comprovadamente representem avanços em qualidade e segurança do paciente a partir de práticas inovadoras. É assim que aprendemos a melhorar a atenção à vida de nossos pacientes”, afirmou a diretora da ANS, Karla Coelho, que conduziu a cerimônia de entrega dos certificados, ao lado de Andreia Abib, especialista em regulação da Agência e do consultor da OPAs, Fernando Leles. “Estamos muito felizes porque essas iniciativas irão inspirar novas práticas”, disse Coelho. Das sete experiências selecionadas, quatro apresentaram seus trabalhos no Lounge do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Confira a seguir as práticas premiadas:

Categoria – Inovação em Segurança do Paciente:

  • Impacto da revisão de fluxos na Segurança Assistencial e Satisfação dos clientes do Pronto Socorro da Fundação São Francisco Xavier (MG).
  • Impacto do uso de protocolo de cuidado em paciente traqueostomizado na alta da Unidade de Terapia Intensiva com segurança e qualidade do Hospital do Coração Anis Rassi (GO).
  • Protocolo de Fêmur: Estratégia para Melhorar a Qualidade Assistencial do Hospital Unimed Recife III (NE).

Categoria – Comunicação em Segurança do Paciente: Decisão Compartilhada e Segurança do Paciente da Amil Assistência Médica (SP).

Categoria – Aprendizado em Segurança do Paciente: Educação Corporativa: Estratégia para redução de infecção hospitalar do Hospital Evangélico de Londrina (PR).

Categoria – Núcleo de Segurança do Paciente do Ano: A Gestão de Risco Assistencial Eficiente: A Teoria Aplicada na Pratica da Unimed Vitória (ES) .

Além das experiências certificadas, integrarão a publicação técnica Inovação na Gestão mais duas experiências, são elas:

Categoria 1. Inovação em Segurança do Paciente: Melhorando a segurança do paciente dentro do ambiente hospitalar com o conceito Shift Huddle da Américas Serviços Médicos (RJ).

Categoria 3. Aprendizado em Segurança do Paciente: Pré-Natal Ativo da Unimed Santa Bárbara D’Oeste e Americana (SP).

Fonte – ANS e Portal da Inovação

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe