APSREDES

O Peso da Saúde (Taió/SC)

Em Taió/SC, dados de 2011 mostraram que a maioria dos indivíduos atendidos no município apresentavam agravos associadas à obesidade. Diante disso, os profissionais desenvolveram uma estratégia para conter o avanço da obesidade e suas comorbidades, bem como promover os hábitos alimentares saudáveis. O grupo “O Peso da Saúde” aliou os conhecimentos da Psicologia e da Nutrição, com o auxílio da Fisioterapia e da Enfermagem, para desenvolver encontros semanais de duas horas de duração, por um período de três meses.

O público-alvo da ação foram indivíduos com idade entre 15 e 65 anos e os encontros tiveram como intuito oferecer estratégias para manutenção de um estilo de vida saudável, reeducação alimentar, redução de peso e medidas, melhora da autoestima e controle de pensamentos sabotadores, promoção de sociabilização em grupo e envolvimento da família. O encontro do grupo ocorre com apoio da Câmara de Vereadores, da Casa da Cultura e do Clube do Idoso do município e, no primeiro encontro, os profissionais envolvidos abordam a metodologia de trabalho, o funcionamento do grupo e as atividades a serem desenvolvidas.

Nesse encontro, todos são avaliados com aferição de altura, peso e circunferência da cintura e recebem a avaliação do estado nutricional individualmente, bem como são pactuadas metas individuais claras e realistas para cada participante. Uma ferramenta utilizada para motivar o participante a alcançar a meta individual é o registro em uma carta dos motivos que levaram a participar do grupo, os quais são relembrados e reforçados ao longo do processo. Outra estratégia é a confecção e utilização de cartões de apoio com estímulos motivacionais, que cada participante leva para casa e os deixa em locais de maior visibilidade.

Intercalado aos encontros, ocorre uma oficina denominada “Saúde no Prato”, com o intuito de desenvolver receitas, desmitificar mitos sobre a alimentação e despertar o interesse por uma alimentação saudável, a fim de auxiliar nas escolhas saudáveis e na mudança de hábitos. A prática de atividade física no grupo é realizada com o apoio do fisioterapeuta, que desenvolve o Grupo de Fisioterapia, com encontros semanais, em que são realizados exercícios terapêuticos baseados no método Pilates.

– Para pensar e refletir: Com quais nolvadex-tamoxifen sociais (escolas, igrejas, clubes, associações e etc.), em seu território, são realizadas parcerias?Quais recursos (didáticos, audiovisuais, tecnológicos, entre outros) estão disponíveis para a realização de atividades coletivas pelas equipes de saúde?

Leia mais:

“Perspectivas e Desafios no Cuidado às Pessoas com Obesidade no SUS: Resultados do Laboratório de Inovação no Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde”

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe