APSREDES

Ministério da Saúde e OPAS lançam o Laboratório de Inovação em Educação na Saúde

Para mapear as práticas de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas pelos atores do Sistema Único de Saúde (SUS) nos territórios, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde(DEGES/SGTES),  e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) lançam nesta quinta-feira, 14 de setembro, o Edital do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde. O objetivo é conhecer as inovações e as experiências exitosas que potencializam a formação e a qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde, melhorando o processo de trabalho em saúde no SUS.

“Percebemos que o conhecimento proporcionado pela estratégia dos Laboratórios de Inovação contribui para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Saúde, promovendo uma interlocução mais próxima do Ministério da Saúde  com os profissionais  que estão no território”, destaca a Diretora do Departamento de Educação e Gestão na Saúde, Claudia Brandão. “Acredito que a estratégia dos Laboratórios de Inovação representa uma excelente oportunidade de contribuir com este momento de discussão da atualização da Política de Educação Permanente em Saúde. O LI de Educação em Saúde apresenta também importância transversal dentro dos sistemas de saúde, tanto no processo formativo como na prática profissional, buscando sempre atender as necessidades de saúde da população”, reflete a coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da OPAS,  Monica Padilla.

O edital prevê três eixos temáticos para a inscrição das experiências: Integração ensino-serviço-comunidade; Educação e práticas interprofissionais e Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde. Podem participar do processo, experiências desenvolvidas no âmbito do SUS,  mensuráveis e comprováveis por indicadores apresentados na candidatura à participação no Laboratório de Inovação. As inscrições podem ser realizadas até o 21 de novembro por meio de formulário eletrônico disponível no Edital.

As inscrições serão analisadas por uma Comissão de Avaliação integrada por representantes da OPAS, do Ministério da Saúde e por expertos convidados. As práticas selecionadas para compor o Laboratório de Inovação serão sistematizadas pela equipe que conhecerão os resultados do projeto in loco, assim como, todos os atores envolvidos. O Ministério da Saúde e a OPAS entregarão um certificado de reconhecimento dos projetos em cerimônia pública, a ser realizada no encerramento da iniciativa. As experiências também serão sistematizadas e publicadas na Série Técnica NavegadorSUS, além de serem divulgadas pelos veículos de comunicação do governo, da Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org) e de parceiros.

Para mais informações acesse o Edital do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde.

Formulário Eletrônico disponível no seguinte link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=34312

Fonte – Portal da Inovação e Ministério da Saúde

 

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe