APSREDES

Metas da gestão municipal para APS de Porto Alegre

O Plano Municipal de Saúde (PMS) de Porto Alegre, compreendendo o período de execução de 2018-2021, apresenta os direcionamentos da política municipal de saúde com enfoque em áreas que exigem ação imediata do poder público e da sociedade.

A seguir são apresentadas as principais metas elencadas pela gestão para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde da cidade de Porto Alegre, objeto de acompanhamento e análise do Laboratório de Inovação em APS Forte, desenvolvido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Meta 1. Implantar a carteira de serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) em 100% das Unidades de Saúde.

Meta 2. Implantar sistema de integração de dados clínicos das pessoas durante toda a trajetória de cuidado em 100% da Rede de Atenção à Saúde.

Meta 3. Ampliar a resolutividade na Atenção Primária à Saúde (APS) para 85% (PROMETA).

Meta 4. Ampliar a cobertura de equipes completas de Estratégia de Saúde da Família para 60% (PROMETA).

Meta 5. Implantar o horário de funcionamento estendido (até 22 horas) em 8 Unidades de Saúde (PROMETA).

Meta 6. Ampliar para 75% a cobertura populacional estimada pela Atenção Básica.

Meta 7. Ampliar a cobertura de equipes de saúde bucal na Atenção Primária para 42% da população.

Meta 8. Elaborar e implantar 100% das linhas de cuidado prioritárias (asma/doença pulmonar obstrutiva crônica, risco cardiovascular, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral, pré-natal com foco no tratamento da sífilis, depressão/risco de suicídio, transtornos de ansiedade, dor lombar, infecções sexualmente transmissíveis, HIV/AIDS, tuberculose, hepatites).

Meta 9. Reduzir a taxa de incidência da sífilis congênita para 13 /1.000 nascidos vivos.

Meta 10. Reduzir a taxa de mortalidade infantil para 8,5 /1000 nascidos vivos.

Meta 11. Manter a Razão de Mortalidade Materna abaixo de 35/100.000 nascidos vivos (PROMETA).

Meta 12. Diminuir para 65% o número de pacientes classificados como verdes e azuis nos PA durante o horário de funcionamento das Unidades de Saúde.

Meta 13. Instituir a agenda que garanta acesso ao médico por demanda espontânea (em todos os turnos de funcionamento) em 100% das Unidades de Saúde.

Meta 14. Manter a média do tempo de resposta dos chamados pertinentes ao SAMU 192 Porto Alegre abaixo de 15 minutos (preconizado pelo parâmetro internacional).