APSREDES

Conheça o site do Laboratório de Inovação no Manejo da Obesidade

13/08/2013 –  O Laboratório de Inovação no Manejo da Obesidade nas Redes Atenção à Saúde do SUS encerra o período de inscrição no dia 31 de agosto. Para divulgar e registrar as próximas etapas de desenvolvimento, inclusive as experiências que serão acompanhadas, o Laboratório ganha um espaço exclusivo no Portal da Inovação em Saúde (www.inovacaoemsaude.org ou https://apsredes.org/site2013/manejo-da-obesidade-na-redes/). O site traz uma revisão bibliográfica sobre o tema e registrará todos os passos da iniciativa.

“Estamos na reta final de inscrição e nos preparando para os próximos passos, como a elaboração desse espaço na internet. Até 31 de agosto, esperamos receber mais experiências inovadoras realizadas na atenção básica, na média e na alta complexidade sobre a atenção a usuários com obesidade”, ressalta a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.

A inscrição no Laboratório pode ser feita por meio de formulário disponível em http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=11612. Podem participar instituições vinculadas ao SUS que desenvolvam atividades no manejo da Obesidade em qualquer ponto de atenção à saúde (atenção básica, atenção especializada ambulatorial e hospitalar) desde a prevenção/promoção ao tratamento.

O edital prevê dois eixos temáticos para inscrição da experiência. O primeiro sobre Fases do curso da vida, sobre experiências segundo a faixa etária (Crianças de 0 a 23 meses; Crianças de 2 a 9 anos; Adolescentes de 10 a 19 anos; Adultos e Idosos (20 anos e mais); Mulheres gestantes e puérperas); e Manejo da Obesidade (Comunidade e Família; Prevenção/Promoção/Tratamento. O segundo eixo diz respeito ao local aonde é realizada a prática inovadora, intitulado como Ponto de Atenção (Atenção Básica e atenção especializada ambulatorial e hospitalar). O Laboratório é uma iniciativa da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde com a OPAS/OMS Brasil.

Sobre a seleção e resultado

A seleção das práticas inovadoras será feita pelo Grupo de Trabalho (GT) composto por trabalhadores da saúde, gestores e professores/pesquisadores, todos com experiência relacionada ao manejo e/ou pesquisas relacionadas ao tema. O GT utilizará os seguintes critérios para avaliação: relevância para o SUS; caráter inovador; sustentabilidade; equipe de atenção à saúde; reprodutibilidade em contextos similares; clareza e objetividade na apresentação escrita; alinhamento aos princípios e diretrizes do SUS.

O resultado será divulgado no site do Ministério da Saúde/SAS/DAB (www.saude.gov.br/dab) e no Portal da Inovação na Gestão (www.apsredes.org ou www.inovacaoemsaude.org). As experiências selecionadas poderão ser visitadas in loco e o relato comporá publicação técnica intitulada “Experiências Inovadoras em Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do SUS”, da série NavegadorSUS. Todas as experiências selecionadas pelo GT serão publicadas no site do Laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade (www.aps.org ou www.inovacaoemsaude.org).

Divulgação das experiências

O Laboratório de Inovação no Manejo da Obesidade participará da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, com uma oficina de trabalho. O encontro da Atenção Básica está previsto para março de 2014, em Brasília. São esperadas cerca de 10 mil pessoas, entre trabalhadores, gestores e usuários de todas as regiões.

Também está previsto o “Seminário Nacional de Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do SUS”, para a apresentação das experiências e lançamento da publicação da série NavegadorSUS.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe