APSREDES

Atendimento à Obesidade Infantil (Marília)

O Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília (Caoim), em Marília/SP, criado em 2006, oferta ações de prevenção e de tratamento da obesidade infanto-juvenil. As crianças com diagnóstico de sobrepeso e obesidade são encaminhadas por profissionais de saúde (médico ou enfermeira) das UBS, escolas municipais e estaduais, consultórios particulares e demanda espontânea ao Caoim, no qual são avaliadas quanto à necessidade de inclusão no programa, seguindo um fluxograma preestabelecido pelo serviço. A elaboração do fluxograma leva em consideração o estado nutricional das crianças e adolescentes a serem atendidas, utilizando como indicador o IMC.

A iniciativa envolve encontros semanais com três horas de duração durante seis meses com diferentes profissionais de saú- de (psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, profissional de Educação Física, cirurgiã-dentista e enfermeira) para a orientação em grupo ou individual, quando necessária. Os assuntos são escolhidos semanalmente para que toda a equipe profissional possa trabalhar com o mesmo tema, incluindo na metodologia dinâmicas lúdicas, palestras, orientações práticas, vivências culiná- rias, oferta de lanches saudáveis e construção de ferramentas de apoio aos familiares para as mudanças. Caso a criança não seja incluída ou finalize o programa, ela é contrarreferenciada à unidade de origem, para que possa dar continuidade a esse cuidado ou ser reencaminhada ao Caoim.

Para pensar e  refletir:

Estimular os sentidos, apreciando os alimentos, seus sabores, aromas e apresentações, torna o ato de comer ainda mais prazeroso e significa cultura, alegria, convívio e troca. As vivências culinárias estimulam a criatividade, a interação entre as pessoas, possibilitam um espaço de convívio e troca, resgatam alimentos tradicionais, além da satisfação de preparar e compartilhar as refeições com outras pessoas, promovem a alimentação adequada e saudável. O incentivo e apoio da equipe multiprofissional na adoção de hábitos alimentares saudável na infância são importantes para a formação de indivíduos adultos saudáveis.

Para saber mais: Conheça as  publicações Guia Alimentar para População Brasileira e Alimentos Regionais Brasileiros.

Leia mais:

“Perspectivas e Desafios no Cuidado às Pessoas com Obesidade no SUS: Resultados do Laboratório de Inovação no Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde”

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe