APSREDES

(Sobre)Viver Em Situação de Rua em Tempos de Pandemia em Maceió/AL

#APSForte consultórios de rua em Maceió/AL

As equipes dos Consultórios na Rua de Maceió – AL reorganizaram as estratégias de atuação para assistir os moradores de rua durante a pandemia.

Para as equipes dos Consultórios na Rua de Maceió – AL, não foi apenas a forma de se vestir que mudou com a pandemia. Além de utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para atender os usuários, os profissionais reorganizaram a estratégia de atuação. A experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió retrata como é (sobre)viver em situação de rua em tempos de pandemia. “O trabalho das equipes de Consultórios na Rua mostrou o quanto o SUS é importante e necessário neste momento de pandemia para o cuidado, de forma efetiva e integrada com outros dispositivos, a essas pessoas em situação de rua” defende a apoiadora técnica da Equipe dos Consultórios de Rua da SMS de Maceió/AL, Flaviane Belo.

As seis equipes de Consultórios na Rua estão vinculadas à APS do município e tiveram que reorganizar o processo de trabalho na pandemia.“Mesmo com todos os protocolos e cuidados necessários neste período, ficou também muito forte a potência da equipe na manutenção desse cuidado no espaço da rua, algo que a gente chegou a se questionado se a equipe de Consultórios na Rua  iria seguir neste momento. A gente decidiu que não tinha como parar e sim readequar o cuidado. E isso fez toda a diferença no cuidado das pessoas em situação de rua, inclusive para a identificação e o monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19”, destaca Flaviane Belo.

Somando-se a todas as dificuldades que os moradores de rua já enfrentam, a falta de acesso a condições adequadas de higiene e alimentação se agravou com a pandemia, assim como a ausência de local adequado para o isolamento social. Para enfrentar estes desafios, as equipes precisaram lançar mão de novas estratégias de prevenção, cuidado, promoção de cidadania, direitos humanos e sociais.

O plano de ação, focado no enfrentamento à pandemia, envolveu desde o uso de garrafas PET com água no carro, para lavar as mãos dos usuários, até a busca de doações de material de higiene para as pessoas em condições de vulnerabilidade social. As equipes passaram a atender nos abrigos temporários criados para acolher os moradores de rua. 

"O trabalho das equipes dos Consultórios na Rua mostrou o quanto o SUS é importante e necessário nesta pandemia"
Flaviane Belo

Experiência

Relatar estratégias de prevenção, cuidado, promoção de cidadania e direitos humanos e sociais realizadas pelas equipes de Consultório na Rua para lidar com as adversidades provocadas por viver na rua em tempos de COVID-19.

Leia mais

Debate 30/07 - APSForte - Consultórios na Rua em Maceió no combate à #Covid19

Para as equipes dos Consultórios na Rua de Maceió – AL, não foi apenas a forma de se vestir que mudou com a pandemia. Além de utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para atender os usuários, os profissionais reorganizaram a estratégia de atuação.

Apresentação

[pdfjs-viewer url="https%3A%2F%2Fapsredes.org%2Fwp-content%2Fuploads%2F2021%2F07%2FSobreviver-em-situacao-de-rua.pdf" viewer_width=100% viewer_height=600px fullscreen=true download=true print=true]