Atenção à Saúde do Idoso – Aspectos Conceituais

Esta edição da Série Inovação na Gestão do SUS traz uma publicação sobre o tema Saúde do Idoso – produzida pelo Professor da UFMG e Coordenador do Instituto Jenny de Andrade Faria em Belo Horizonte, Edgar Nunes de Moraes, que apresenta, de forma sucinta, as bases conceituais da saúde do idoso e como avaliá-la de forma sistematizada, utilizando-se a metodologia do Plano de Cuidados, como ferramenta facilitadora do cuidado integral e integrado às redes de atenção à saúde. Os principais modelos de atenção à saúde do idoso descritos na literatura, baseados no Modelo de Atenção Crônica (MAC) e na Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), foram amplamente revisados e servirão como parâmetros de comparação para a discussão de experiências brasileiras concretas na atenção à saúde do idoso, tema das próximas edições.

A publicação desta Série tem o apoio financeiro do Ministério da Saúde e se trata de um espaço para divulgação de experiências locais, que possam ser compartilhadas entre os gestores do SUS, visando superar os desafios do sistema de saúde.
O lançamento oficial ocorrerá no XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, no dia 23/05 das 16h30 as 17h00, quando apresentaremos a versão impressa da obra.

 

 

 Boa Leitura!

Versões disponíveis


Versão PDF

Recommend to friends
  • gplus
  • pinterest

Comments

  1. Flávio Chaimowicz
    18/05/2012 at 17:16

    Caro Edgar,

    você e sua equipe brilharam mais uma vez. Os conceitos estão impecáveis. O texto está muito organizado, e vai auxiliar demais a organização dos serviços.

    Parabéns.

    Flávio Chaimowicz

  2. renato
    18/05/2012 at 20:34

    Sensacional!
    Parabéns!

  3. Rosana Muniz Paiva
    29/05/2012 at 21:16

    Dr Edgar,
    Parabéns pelo excelente livro!!!
    Atenciosamente,
    Rosana Muniz Paiva.
    Cuiabá/MT

  4. Telma Cristina
    20/06/2012 at 23:34

    Edgar, hoje,dia 20/06/2012 não consegui acessar o conteúdo,que muito me interessou. Por favor me oriente.

    • Elisandrea Sguario
      22/06/2012 at 17:53

      Boa Tarde, testei agora o link que contém a publicação e está abrindo normalmente. Talvez você precise salvar no seu computador antes de abrir. Por favor teste novamente e nos de um retorno. Agradecemos o interesse e estamos a disposição. Att

  5. Johnny Rógeres
    25/06/2012 at 17:55

    Caro Edgar,
    Gostei muito do seu comentário e gostaria de dizer que foi muito válido para mim e meus estudos, saiba que o idoso merece toda atenção farmacológica não só por meios farmacocinéticos, farmacodinâmicos etc, mas também por meios humanitários, pois sabemos que todos os medicamentos são metabolizados e eliminados mas caso de idoso temos que ter toda atenção mesmo, pois são como se fossem crianças e merecem muito mais atenção.. por isso digo que temos que deixar que a sabedoria semeie flores no jardim de nossa alma.
    Forte abraços
    Johnny Rógeres
    Farmacêutico-Bioquímico
    Farmacologista e Citologista Clínico
    Mestrando em Psicanálise da saúde.

  6. José Batista Tomaz
    24/07/2012 at 16:36

    Prezado Prof. Edgar,

    Excelente livro. Nossos alunos (médicos de família)do Curso Abordagem Clinica do Idoso com Demencia o utilizaram como referência.

    grato

    prof. José Batista Tomaz
    Coordenador

Leave a comment