APSREDES

Experiências de Atenção Primária na Saúde Suplementar serão mapeadas por Laboratório de Inovação

A Agência Nacional de Saúde (ANS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançam o edital do Laboratório de Inovação (LI) sobre Experiências de Atenção Primária na Saúde Suplementar Brasileira. A iniciativa pretende realizar um mapeamento das experiências no setor privado da saúde com modelos de atenção baseados na atenção primária e na medicina de família e comunidade, para reunir informações de como o setor está respondendo às mudanças demográficas e ao grande aumento das condições crônicas que coloca em crise o modelo assistencial prevalente nas Operadoras de Planos Privados de Saúde.

O Laboratório de Inovação visa identificar e reconhecer o esforço de operadoras de saúde brasileiras na implementação de projetos que objetivem aprimorar o cuidado em saúde de seus beneficiários, utilizando modelos de atenção inovadores, baseados na atenção primaria e, preferencialmente, na medicina de família e comunidade, com destaque para as experiências que utilizam o Modelo de Atenção às Condições Crônicas – MACC, ou modelos similares e práticas de organização do cuidado e de integração entre médicos de APS e especialistas centradas na pessoa beneficiária.

O prazo de inscrição encerra dia 1o de setembro e a iniciativa está aberta a todas as Operadoras de Saúde do Brasil. As instituições participantes que tiverem seus projetos selecionados receberão um certificado de reconhecimento do projeto e participarão do processo de acompanhamento, troca de experiências e desenvolvimento proposto pelo LI. Todas experiências participantes, com destaque para as que foram selecionadas pela Comissão, serão apresentadas em uma publicação conjunta da OPAS e da ANS. Para participar do LI é necessário que a experiência já esteja em funcionamento na data de publicação deste edital e que a operadora de saúde esteja devidamente registrada e regular junto à ANS.

Confira o Edital e a Ficha de inscrição

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe