APSREDES

Conheça o site da Rede Regional de Educação Interprofissional das Américas – REIP

No último dia da Convenção Cuba Salud, durante o painel: educação interprofissional em saúde no contexto da Estratégia Regional de Recursos Humanos para a Saúde, ocorreu o lançamento do site da Rede Regional de Educação Interprofissional das Américas – REIP.

A atividade, coordenada por Jose Rodrigues Freire Filho, consultor internacional e facilitada por Dr. José Francisco Garcia Gutierrez, assessor do departamento de Recursos Humanos da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS), contou com a participação da Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da saúde do Brasil, Cláudia Brandão, e do diretor do Departamento de Recursos Humanos do Ministério da saúde Pública de Cuba, Marcos del Risco.

Cláudia Brandão, que é membro da secretaria executiva da recém criada REIP, em sua apresentação sobre os avanços da educação interprofissional (EIP) no contexto brasileiro e as iniciativas para apoiar o desenvolvimento do tema na América Latina e no Caribe, lançou o site da REIP, informando que com a criação da ferramenta será possível fortalecer o intercâmbio de experiências sobre o tema da EIP que os países estão realizando, e que o site é um avanço da REIP para apoiar os países, para que de fato a EIP se torne uma proposta concreta nas políticas de recursos humanos em saúde das Américas.

 “A EIP é uma abordagem recente para nós. No entanto conhecemos o seu potencial para transformar a educação dos profissionais de saúde, sendo uma abordagem efetiva para mitigar a crise da força de trabalho da saúde e melhorar o acesso e a cobertura universal à saúde. Portanto, devemos investir na EIP, especialmente para disseminar seu conceito e compartilhar experiências que tenham a capacidade de ampliação em escala”, disse Dra. Brandão, que durante o evento representou a Argentina e o Chile, que também são membros da secretaria executiva da REIP.

A atividade contou com a presença do Dr. James Fitzgerald, atual diretor do Departamento de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS, e da Dra. Ariadna Corral, da Escola Nacional de Saúde Pública de Havana.

Fonte – www.educacioninterprofesional.org/pt

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe