APSREDES

Ministério da Saúde e OPAS preparam nova edição do Laboratório de Inovações na Atenção à Saúde Integral de Adolescentes e Jovens

A 3a edição do Laboratório de Inovações na Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens está prevista para ser lançada em março. Representantes da coordenação geral da Saúde de Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde e da Opas discutiram os eixos do edital na reunião realizada nesta quarta-feira (8/2), em Brasília. Participaram do encontro as consultoras da OPAS, Alejandra Carrillo e Luciana Almeida, as médicas Maria Helena Ruzany e Maria Ignez Saito e as assessoras do Ministério da Saúde, Juliana Silva, Priscila Neto e Ana Sudária, juntamente com a coordenadora da área Luciana Costa.

Também foi finalizada a publicação NavegadorSUS que detalha 11 experiências da 2a edição do Laboratório de Inovações 2015. O protagonismo juvenil no cuidado entre pares e a determinação de profissionais de saúde na atenção à saúde dos jovens são características marcantes dessas práticas. “Tivemos a oportunidade em conhecer em nível local experiências com adolescentes que promovem o cuidado entre pares e iniciativas de técnicos e profissionais de saúde, que vendo a pouca eficácia dos programas clássicos, tem criado novas abordagens nesse tema”, explica a médica Maria Helena Ruzany que organizou o livro com a médica Maria Ignez Saito.

As experiências do Laboratório de Inovações participam de congressos e oficinas do setor saúde, como o Congresso Nacional do Conasems e o da Sociedade Brasileira de Pediatria, além de se tornarem referências para o Ministério da Saúde para a implantação de projetos semelhantes em outros municípios. O livro está em editoração mas as experiências já estão publicadas no Portal da Inovação em Saúde (apsredes.org) e disponíveis abaixo:

1 – Projeto Move MRJT (OS Santa Casa – Microrregião Jaçanã / Tremembé – SP)

2 – Juventude, comunicação e políticas de saúde: incidência e prevenção contra a violência e o abuso de drogas. (Cipó – comunicação interativa – Salvador)

3 – Projeto multiplicadores da vida (Prefeitura Municipal de Campo Bom / RS)

4 – Projetos de grupos terapêuticos, enfrentamento do tabagismo e implantação do Pansisari (Degase-RJ)

5 – Ambulatório de saúde do adolescente na atenção primária á saúde: inovação e tecnologia em espaços tradicionais de atenção à saúde (Universidade Federal de São João Del Rei – Divinópolis/MG)

6 – Projetos Revitalização da área onde encontra-se a associação de catadores e catadoras dos campos de cima da serra e Oficina de Graffiti (Secretaria Municipal de Saúde de Vacaria – RS)

7 – Projeto AcampaDentro ( CAPS Infantil II Capela do Socorro – SP)

8 – Protagonismo juvenil: jovens multiplicadores (Fundo Municipal de Saúde de Xapuri – Acre)

9 – Educação permanente e gincana da saúde (Novo Hamburgo – RS)

10 – Humanização do cuidado; acolhimento em saúde mental e saúde do escolar na atenção primária (Paranoá – DF)

11 – Terapia corporal: prevenção em saúde mental e serviço de atenção a pais e de adolescentes (Brazlândia -DF)

https://apsredes.org/saude-adolecente-jovens/2015/12/02/terapia-corporal-prevencao-em-saude-mental-e-servico-de-atencao-a-pais-e-de-adolescentes/

 

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe