APSREDES

Autoridades de Saúde das Américas participam da 71ª Assembleia Mundial de Saúde

Ministros de Saúde das Américas participam da 71ª Assembleia Mundial da Saúde, que se celebra entre os dias 21 a 26 de maio em Genebra, Suíça, e que reunirá delegações de 194 países que compõem a Organização Mundial de Saúde (OMS). Na oportunidade, buscarão acordos sobre o programa geral trabalha para a OMS para os próximos cinco anos. Esta agenda busca salvar 29 milhões de vidas para 2023, mediante uma série de ações estratégicas que ajudam os países a alcanças suas metas de saúde para os Objetivos de Saúde Sustentáveis (ODS).

Também será debatido o trabalho da OMS durante emergências, poliomielites, atividade física, escassez de medicamentos e vacinas, enfermidades cardíacas e outros pontos. A região das Américas participará por meio de delegações dos países e de uma delegação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o escritório regional da OMS para as Américas, chefiado por sua diretora, Carissa F. Etienne.

A Assembleia Mundial é o órgão de decisão mais alto da OMS. Sua principal função é determinar as políticas da organização, nomear o Diretor-Geral, supervisionar as políticas financeiras e revisar e adotar o orçamento.

“Este é um ano muito importante para a Assembleia. No aniversário de 70 anos da OMS, estamos comemorando 70 anos de avanços na saúde pública que proporcionou 25 anos à mais na expectativa de vida no mundo, que salvou a vida de milhões de crianças, e que fizeram tremenda progresso na erradicação de doenças mortais como a varíola e logo, a poliomielite “, disse Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que este ano está participando de sua primeira reunião depois de ser eleito no ano passado.

A Assembleia também coincide com um novo surto de Ebola na África Central, um lembrete de que os riscos de saúde global podem acontecer a qualquer momento e que um sistema de saúde frágil, em qualquer país, pode representar um risco para o mundo.

Este ano, os ministros e autoridades de saúde do mundo foram convidados a falar no plenário de “Saúde para todos: compromisso com a cobertura universal de saúde“. Pelo menos 20 delegações das Américas farão parte do debate geral.

As delegações receberão relatórios técnicos sobre cuidados primários de saúde como um elemento chave para alcançar a saúde universal; saúde, meio ambiente e mudança climática; e o papel dos parlamentares na conquista da saúde universal e da segurança sanitária global.

Paralelamente à Assembleia, as delegações das Américas promovem diferentes eventos relacionados à saúde universal, doenças não transmissíveis, tuberculose, transplante de órgãos, resistência antimicrobiana e acesso a medicamentos, entre outros temas.

Acompanhe ao vivo a 71a Assembleia Mundial de Saúde

http://www.who.int/world-health-assembly/seventy-first

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe